Buscar

VÓRTICE CICLÔNICO PODE TRAZER NOVA GRANIZADA E VENTO PARA SC E PR

A terça-feira (03) foi um dia de muitas surpresas para quem não acompanha os boletins meteorológicos emitidos pelos órgãos de meteorologia e páginas privadas como a Conexão GeoClima. Vários núcleos de desenvolvimento vertical (nuvens Cumulonimbus - Cb) se formaram entre a tarde e noite de ontem (03), provocando chuva intensa com queda de granizo miúdo e ventania em muitas localidades, como é o caso de Curitiba, capital do Paraná.

Por volta das 16h54, a equipe Conexão GeoClima alertou sobre o temporal com chance de granizo avançando para a região metropolitana de Curitiba. Com apoio do Plantão 190, a divulgação foi ainda maior, ampliando o nível do alerta e protegendo/salvando vidas de possíveis problemas futuros.

Poucos minutos depois, diversos relatos começaram a chegar. O acúmulo de granizo sobre a cidade era impressionante. Em São José dos Pinhais, cidade vizinha, choveu 36,4 milímetros em menos de uma hora e a temperatura caiu de 18,4ºC para 9,5ºC em questão de segundos.


E HOJE, CONEXÃO GEOCLIMA?

Um Vórtice Ciclônico na camada média da troposfera deve facilitar a subida do ar úmido e quente de baixos níveis até altitudes superiores, além de contribuir para rebaixar o nível de congelamento do ar sobre parte do Sul do Brasil.


Essa condição vai permitir a formação de novas áreas com risco de temporais hoje a tarde, muito associadas a novamente acumulação de granizo e também rajadas de vento.


3,617 visualizações1 comentário
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.