Buscar

Tornados no Estado de São Paulo em 2016

Nos dias 05 e 06 de Junho de 2016, as cidades de Campinas, São Roque, Jarinu, Itupeva, Jundiaí e Vargem Grande Paulista sofreram com eventos tornádicos que derrubaram centenas de árvores e causaram destruição ao patrimônio público e privado.


Já no anoitecer do dia 04 de Junho, muitas instabilidades se deslocavam pela Região Centro e Leste do Estado de São Paulo. Logo após à meia noite, os núcleos acabaram por se intensificar conforme se deslocavam de Sudeste para Nordeste. A imagem abaixo mostra a intensa célula de tempestades sobre a cidade de Campinas/SP às 03:25 do dia 05/06.



Imagem: REDEMET


Segundo o prefeito de Campinas em 2016 (e atualmente), Jonas Donizette (PSB) em entrevista para o site G1, "Pelo rastro de destruição, acreditamos que houve um foco principal e que os ventos passaram dos 100 km por hora com efeito de tornado. Foi algo muito violento e foi constatado um tornado".


Em Campinas, os registros foram de várias microexplosões e tornados, variando de intensidade. Não se sabe exatamente a quantidade de tornados ocorreram nessa madrugada, mas em Campinas estima-se que tenham sido de intensidade entre F0 e F2. Além de Campinas, as cidades de São Roque e Itupeva também sofreram com tornados nessa mesma madrugada.


Campinas/SP

Imagens: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/06/prefeito-confirma-que-tornado-atingiu-campinas-durante-madrugada.html


Itupeva/SP

Imagens: Lucas Polli e Jornal da Região/ Tornados do Brasil no Facebook



Em Jarinu/SP o rastro deixado pela tempestade ficou muito mais evidente, onde até mesmo um caminhão de 18 toneladas foi arrastado alguns metros pelo vento.

Imagens: Reprodução/ G1


Apenas em Jarinu, 288 pessoas ficaram desalojadas e os prejuízos foram estimados na época em R$18 milhões. Uma pessoa morreu e outras 50 ficaram feridas.



119 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.