Buscar

TEMPO INSTÁVEL NO SUL DO BRASIL

Olá senhoras e senhores, tudo bom? Como é de praxe, antes do avanço da PODEROSA MASSA DE AR POLAR entre os dias 20 e 23, núcleos de forte intensidade são projetados pelos modelos meteorológicos, principalmente ECMWF e GFS, na região Sul do Brasil.


Nesta matéria iremos focar somente nos temporais e nas rajadas de vento que vem sendo previsto. Sobre as chances de frio intenso e neve, iremos comentar em outra matéria, pois temos algumas informações para serem repassadas de EXTREMA IMPORTÂNCIA.


Vamos lá?

Um Cavado (área alongada de baixa pressão) segue influenciando as condições do tempo nesta segunda-feira (17) sobre o Paraná, respingando sobre Santa Catarina, onde pancadas isoladas podem ocorrer, não é descartado temporal isolado. Entre a madrugada e manhã de terça-feira (18), uma Frente Fria (Sistema Frontal) deve começar a avançar sobre o Rio Grande do Sul, dando origem ao Ciclone Extratropical (Sistema de Baixa Pressão) entre a costa do Estado gaúcho e catarinense. ** O ciclone não é responsável pelos temporais previstos entre essa próxima terça e quarta-feira!


Segundo boletim meteorológico divulgado pela Epagri-Ciram, órgão estadual de Santa Catarina, temporais localizados são esperados entre a tarde e noite de terça-feira, "com chuva forte em curto intervalo de tempo, granizo e rajadas intensas de vento, sobretudo no oeste e norte do Estado, e a região da Grande Florianópolis".

Já sobre o Paraná, "entre quarta e a sexta-feira ainda são previstas chuvas em vários momentos, inclusive com risco de temporais e volume de precipitação significativo", destaca a Simepar, empresa de meteorologia do Paraná.


VENTO

Rajadas de 60-70 km/h é esperado entre o Sul do PR e Planalto Norte de SC no início da tarde, aumentando nas demais áreas de ambos os Estados entre o final da tarde e noite de terça-feira (18). Entre a madrugada e manhã de quarta-feira (19), as rajadas de vento também aumentam sobre a Fronteira Oeste e Sul do RS, se "alastrando" pelo litoral gaúcho, onde é esperado rajadas entre 50-70 km/h. O destaque maior é o litoral de SC entre quarta e quinta-feira (19 e 20), pois as rajadas podem superar os 70-80 km/h.


Lembrem-se: Você pode relatar as condições meteorológicas em nosso site, clicando na opção "TEMPO SEVERO", ou clicando aqui. Caso caia granizo, usem uma régua para medir o granizo ou coloquem moedas do lado para estimar o tamanho do granizo. Faça seu registro, incluindo sua localidade (latitude e longitude). Todos os detalhes é muito importante.





990 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.