Buscar

NOVO ROUND DE TEMPO SEVERO NO SUL DO BRASIL

Atualizado: Set 25

O próximo final de semana (26 e 27 de setembro) pode ser marcado por tempestades na Região Sul do Brasil. As correntes de vento em 1500 metros que entra pelo interior da América do Sul irá forçar e permitir que uma frente fria (sistema frontal) avance para o norte contra uma atmosfera extremamente quente e úmida no final de semana. É dentro desse padrão meteorológico que encontramos uma configuração clássica para tempo severo.


Os índices de instabilidades que estamos observando estão completamente favoráveis para gerar tempestades severas em uma extensa área do Rio Grande do Sul.

Amanhã, sexta-feira (25), a temperatura deve subir em grande parte da região Sul, podendo bater 36-40ºC entre a Fronteira Oeste, Missões, Planalto e região Central do Rio Grande do Sul; Oeste e Meio Oeste de SC; e boa parte do Estado paranaense. Não é descartado o risco de temporais isolados entre o final da tarde e início da noite entre Santa Maria, São Gabriel, Bagé, Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Rosário do Sul, Pinheiro Machado, Encruzilhada do Sul, Canguçu, Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Novo Hamburgo e cidades vizinhas.


No sábado (26), uma frente fria (sistema frontal) irá começar a subir para norte encontrando uma atmosfera extremamente instável (quente, úmido e com uma poderosa corrente de vento a 850 hPa - 1500m) entre o final da tarde e início da noite. A frente fria deve avançar muito rápido pelo Estado gaúcho, podendo formar uma poderosa Linha de Instabilidade (LI), onde chamamos atenção para intensas rajadas de vento, podendo ultrapassar os 100 km/h.


Estamos diante de uma atmosfera extremamente instável, onde tempo severo e eventos tornádicos não são descartados.

Alta chance de temporais com ventania e queda de granizo no Estado de Santa Catarina entre o próximo domingo e segunda-feira (27 e 28 de setembro). As condições meteorológicas estão também favoráveis para tempo severo, tendo destaque o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, todo o Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Rajadas entre 50 a 80 km/h é esperado em boa parte do Estado.


No Paraná, a Simepar não destaca tanto as chances de tempo severo, veja: "Entre o sábado e domingo um ar mais seco ainda predomina no Paraná, com ventos mais aquecidos de norte. Domingo a noite volta a chover a partir do oeste do estado com nova frente fria e o tempo tem previsão de mudança na segunda-feira, principalmente na metade sul do estado". Obs:. Com o calor e o forte gradiente de pressão, as chances de temporais localizados não é descartado no domingo em diante.

É bastante comum você ler "shelf cloud" aqui na Conexão GeoClima, e neste final de semana, incluindo a segunda-feira, não será diferente. Destacamos que a nuvem prateleira provoca intensas rajadas de vento, podendo superar os 100 km/h. É uma nuvem "bonita e chamativa", mas a dica é registrar (quem ama meteorologia) e se abrigar. Veja um exemplo de shelf cloud no vídeo abaixo.



9,298 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.