Buscar

TEMPO INSTÁVEL NESTA SEMANA - ALTO VOLUME DE CHUVA PROJETADO PARA QUARTA-FEIRA (11)

Já temos um sistema atuando em parte do Sul do Brasil nesta segunda-feira (09). Trata-se de uma área alongada de baixa pressão atmosférica (cavado) entre baixos e médios níveis da troposfera (de 1500 à 7000 metros de altitude), formada por ventos que se desencontram em altos níveis (acima de 8000 metros de altitude). A instabilidade maior está entre Paraná e Santa Catarina, conforme imagem de satélite abaixo.

Como os perfis da atmosfera estão quase saturados, ou seja, muito úmidos, a tendência é que esse sistema esteja mais associado a chuva pontualmente forte, raios e algum granizo pequeno, especialmente na área colorida abaixo, onde pode acumular até 40 mm.

Há uma tendência, que fique claro, tendência, para altos volumes de chuva no leste de Santa Catarina na madrugada e manhã de quarta-feira (11), especialmente na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, podendo ter alagamentos. Um centro de baixa pressão vai se formar na costa do estado, “puxando” ventos úmidos para o leste.

Alguns modelos como COSMO e GFS projetam valores próximos de 200 mm na Grande Florianópolis. Entretanto, isso é dinâmico, pode alterar a cada nova rodada de previsão.



1,570 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.