Buscar

Sonda que estuda a lua captura imagens de Júpiter e algumas de suas luas

Em 2009, a NASA lançou a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter para estudar a Lua, nosso satélite natural. Desde o lançamento, a LRO segue fazendo imagens de alta resolução, e em agosto, a equipe resolveu fazer uma tentativa de produzir uma imagem de Júpiter. Como resultado, eles conseguiram uma foto do planeta, e com alguns ajustes, até observar algumas de suas 79 luas.


Os mebros da equipe fizeram alguns cálculos para garantir que a câmera da LRO estaria na posição correta para encontrar o planeta. O instrumento escaneou a região do céu em que o gigante gasoso iria aparecer, e o resultado é esse do tuíte abaixo:


Essa foto mostra Júpiter observado pela sonda que orbita a Lua a 100 km de altitude, enquanto o planeta aparece a 600 milhões de quilômetros de distância.




Brett Denevi, membro da equipe, conta que a imagem foi “o resultado de um verdadeiro trabalho de amor”. E de vez em quando, a equipe da LRO gosta de explorar outras planetas.


“Mas, assim como tantas pessoas ao redor do mundo que gostam de virar seus telescópios para o céu e ver as estrelas e os planetas em primeira mão, a equipe do LROC não resistiu a fazer o mesmo”, disse Denevi.


Fonte: Canaltech, Universe Today



64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo