Buscar
  • Bianca Leroiz

POR QUE O PÔR DO SOL ESTÁ FICANDO TÃO AVERMELHADO?

Nos últimos dias fotos do pôr do Sol pulicadas nas redes sociais vem chamando bastante a atenção. Isso porque o Sol aparece com um tom avermelhado ou rosa. Apesar de ser uma beleza única, a causa é triste.


Segundo a Somar, as fumaças do Pantanal contribui muito com esses tons. O Sol na verdade é de cor branca que é resultado da soma das cores vermelho, amarelo, verde, laranja, azul, anil e violeta. Ao entrar na atmosfera, todas as partículas e gases que a compõe acabam por espalhar a luz. Esse espalhamento está diretamente relacionado ao tamanho da partícula que interage com a onda eletromagnética, nesse caso a luz visível. Do espectro visível, a luz azul é a que possui menor comprimento de onda, interagindo até 10x mais com as moléculas na atmosfera que a luz vermelha - por isso vemos o céu azul.



Registro feito em Barra Bonita/SP.

Crédito da Imagem: Tiago Domezi.


Conforme a luz solar passa por diferentes camadas de ar, cada uma com densidades diferentes de gases, ela se adapta e se divide como se passasse por um prisma. Existem partículas suspensas na atmosfera, que por sua vez fazem a luz dividida rebater e refletir. Quando o Sol começa a se aproximar do horizonte, seja para nascer ou para se pôr, os raios de luz solar percorrem uma distância maior para chegar até nós. E onde a poluição entra nessa história? Nesse momento, os raios atravessam as camadas mais baixas da atmosfera do nosso planeta, onde está a poluição. A fumaça das queimadas e a poeira na atmosfera (tempo seco) possuem partículas maiores, que por sua vez acabam por interagir com os comprimentos de onda maiores, ou seja, a luz vermelha e alaranjada. O mesmo acontece com a Lua, que também vem apresentando tons avermelhados nos últimos dias.



Registro feito em Denver, EUA.

Credito da imagem : Theresa Geisler.


Infelizmente, o Pantanal está vivendo o seu pior ano desde 1998. Até o fim de setembro, foram identificados 18.259 focos de incêndio, 45,6% a mais que os 12.536 verificados em todo o ano de 2005, o pior até então.



Fonte: Diário da Manhã

7,349 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.