PRIMEIRA IMAGEM DE UM "SISTEMA SOLAR" DISTANTE

Um novo sistema planetário foi descoberto!

No dia 16 de fevereiro de 2020, astrônomos usaram o Very Large Telescope (VLT) do European Southern Observatory (ESO) no Chile para fazer imagens diretas de dois exoplanetas que orbitam uma estrela parecida com o Sol. A estrela chamada de TYC – 8998-760-1 é um “bebê”, com apenas 17 milhões de anos de vida e está localizada na constelação da Mosca. O sistema em questão está localizado a 300 anos-luz da Terra.

Imagens de exoplanetas orbitando uma estrela são raras, astrônomos nunca tinham observado diretamente mais de um planeta orbitando uma estrela parecida com o nosso Sol. Essas observações podem ajudar os astrônomos a entender como os planetas se formam.

Os astrônomos estudaram a estrela usando o Exoplaneta Espectro-Polarimétrico de Alto contraste (SPHERE) no VLT, com o instrumento é possível bloquear a luz da estrela,

possibilitando que enxerguem melhor o que há em volta dela. Foi a partir desse instrumento

que foram capturadas a imagem dos planetas. O primeiro, chamado de TYC -8998-760-1B orbita a uma distancia média de 160 unidades astronômicas (UA – unidade de distância que equivale 150 milhões de km) e 14 vezes a massa de Júpiter. Já o segundo, TYC-8998-760-1C está cerca de 320 unidades astronômicas.

Os planetas puderam ser observados graças ao SPHERE, que ocultou a luz da estrela e permitiu a observação do resto do sistema. Como explicam os pesquisadores, os planetas jovens são mais quentes e brilham mais com a luz infravermelha. Já os planetas mais antigos, como o do nosso Sistema Solar, são frios e não podem ser encontrados com a mesma temática, planetas jovens são mais quentes e, portanto, brilham mais.

“Essa descoberta é uma imagem de um ambiente muito semelhante ao nosso sistema solar,

mas em um estágio muito inicial da sua evolução”, disse Alexander Bohn, que liderou a

pesquisa publicada no dia 22 de Julho de 2020, na The Astrophysical Journal Letters.

Fonte: https://www.sciencealert.com/this-is-the-first-ever-direct-image-of-a-multi-planet-

system-around-a-sun-like-star

99 visualizações

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.