Buscar

SEGUNDO ROUND DE TEMPESTADES - ATENÇÃO

A atmosfera volta a ficar instável neste próximo domingo (12) sobre o Sul do Brasil, inicialmente entre a fronteira do Rio Grande do Sul, Argentina e o Uruguai, onde as chances são altas de temporais acompanhados de volume expressivo de chuva, alta incidência de descargas elétricas (raios) e queda de granizo, podendo variar o tamanho.

Em sua simulação das 0z de hoje, modelo WRF indicava alta probabilidade de tempestades para o setor sudoeste do RS, incluindo trechos da Campanha e Fronteira Oeste ao final do próximo domingo (12/09).

Veja o alerta emitido pela Sigma Meteorologia, parceira da Conexão GeoClima:


A propagação de perturbações (cavados) pela atmosfera superior e a intensificação do declínio da pressão atmosférica em superfície, que deve fortalecer o fluxo de ar quente e rico em umidade de origem tropical associado ao Jato de Baixos Níveis (JBN) será suficiente para voltar a desestabilizar o ambiente atmosférico a partir do próximo domingo no RS, que é quando a formação de nuvens de tempestade já devem trazer de volta as chuvas fortes acompanhada de muitos raios, com elevado risco para granizo e vendavais (> 70 km/h) de modo localizado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A instabilidade, no entanto, retorna de forma gradativa. No domingo, nem todas regiões do RS terão condição para temporais, embora algumas previsões convirjam para um cenário em que as chuvas e tormentas alcancem grande parte do território gaúcho até o final do dia, especialmente a Fronteira Oeste, Campanha, Metade Sul e a faixa central do estado, podendo alcançar a Grande Porto Alegre. Entre SC e PR, embora exista um risco marginal para o risco de chuvas e temporais muito localizados (entre o Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul de SC e o Sul do PR), o tempo ficará firme durante todo o dia com a ampla presença do sol, sobretudo à tarde, com exceção de algumas áreas mais a leste/nordeste de SC e do PR. Entretanto, mesmo nessas regiões onde haverá instabilidade no RS, o sol predomina juntamente com os ventos que sopram do quadrante norte, o que garante um domingo com aquecimento e sensação de abafamento.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Conforme o cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) em superfície se aprofunda no decorrer do início da próxima semana, dando origem a um Ciclone Extratropical entre a costa do Litoral Sul do RS e do Prata na terça-feira (cuja intensidade ainda não está bem definida) e paralelamente à sua formação, a gênese de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil, a condição para temporais e chuvas se estende para outras regiões. Na segunda-feira (13/09), a instabilidade com chuva torrencial acompanhada de trovoadas e temporais localizados ainda deve se concentrar no RS, atingindo melhor a metade norte que no dia anterior e podendo alcançar algumas áreas de SC, igualmente com condição para temporais, pontualmente intensos.

Simulação das 0z de hoje do modelo WRF mostrava rápida “explosão” de convecção no final do domingo em áreas próximas a Tríplice Fronteira e Fronteira com o Uruguai.

Na terça-feira, com o Ciclone Extratropical já formado no Atlântico Sul, a frente fria é impulsionada a avançar por todas regiões de SC e por boa parte do PR, elevando o risco de tempestades nos dois estados. Conforme o sistema frontal se desloca para norte e nordeste pelo restante do Sul do Brasil em direção ao Centro-Oeste e Sudeste, o ingresso de uma massa de ar seco e frio pelo interior do continente já traz de volta a várias regiões do RS, condições de melhoria no tempo com o declínio das temperaturas no decorrer do dia, acompanhando a pista de ventos do quadrante sudoeste gerada pela interação da circulação dos ventos da massa de ar frio com o Ciclone Extratropical (gradiente de pressão), o que deve aumentar a sensação de frio. De acordo com as últimas atualizações, episódios localizados de geada não poderiam ser descartados durante a madrugada de quarta (15/09) em algumas áreas do RS, situação que deve ser acompanhada nas próximas atualizações.

Precipitação total em 120 horas

Fonte: Sigma Meteorologia

YOUTUBE - VOCÊ É UM INSCRITO?

A Conexão GeoClima possui um canal no YouTube com vídeos todas as segundas, quintas e sábados, às 21h30. É um canal recheado de trilhas, caçadas e explicações. Não perca tempo, inscreva-se no canal, assista os vídeos já publicados clicando em gostei e deixando o seu comentário. Não esqueça de ativar o sininho para não perder nenhum vídeo.


Vamos chegar nos 100 mil inscritos? Contamos com o seu apoio!

O projeto "CAÇADORES DE TEMPESTADES" está saindo do papel, mas sua ajuda é fundamental neste momento. A primeira viagem foi um sucesso e você pode conferir no vídeo acima em detalhes. Em breve todos os detalhes sobre o projeto aqui em nosso site.

645 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo