
SEGUNDO ROUND DE TEMPESTADES - ATENÇÃO
A atmosfera volta a ficar instável neste próximo domingo (12) sobre o Sul do Brasil, inicialmente entre a fronteira do Rio Grande do Sul, Argentina e o Uruguai, onde as chances são altas de temporais acompanhados de volume expressivo de chuva, alta incidência de descargas elétricas (raios) e queda de granizo, podendo variar o tamanho.

Veja o alerta emitido pela Sigma Meteorologia, parceira da Conexão GeoClima:
A propagação de perturbações (cavados) pela atmosfera superior e a intensificação do declínio da pressão atmosférica em superfície, que deve fortalecer o fluxo de ar quente e rico em umidade de origem tropical associado ao Jato de Baixos Níveis (JBN) será suficiente para voltar a desestabilizar o ambiente atmosférico a partir do próximo domingo no RS, que é quando a formação de nuvens de tempestade já devem trazer de volta as chuvas fortes acompanhada de muitos raios, com elevado risco para granizo e vendavais (> 70 km/h) de modo localizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instabilidade, no entanto, retorna de forma gradativa. No domingo, nem todas regiões do RS terão condição para temporais, embora algumas previsões convirjam para um cenário em que as chuvas e tormentas alcancem grande parte do território gaúcho até o final do dia, especialmente a Fronteira Oeste, Campanha, Metade Sul e a faixa central do estado, podendo alcançar a Grande Porto Alegre. Entre SC e PR, embora exista um risco marginal para o risco de chuvas e temporais muito localizados (entre o Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul de SC e o Sul do PR), o tempo ficará firme durante todo o dia com a ampla presença do sol, sobretudo à tarde, com exceção de algumas áreas mais a leste/nordeste de SC e do PR. Entretanto, mesmo nessas regiões onde haverá instabilidade no RS, o sol predomina juntamente com os ventos que sopram do quadrante norte, o que garante um domingo com aquecimento e sensação de abafamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) em superfície se aprofunda no decorrer do início da próxima semana, dando origem a um Ciclone Extratropical entre a costa do Litoral Sul do RS e do Prata na terça-feira (cuja intensidade ainda não está bem definida) e paralelamente à sua formação, a gênese de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil, a condição para temporais e chuvas se estende para outras regiões. Na segunda-feira (13/09), a instabilidade com chuva torrencial acompanhada de trovoadas e temporais localizados ainda deve se concentrar no RS, atingindo melhor a metade norte que no dia anterior e podendo alcançar algumas áreas de SC, igualmente com condição para temporais, pontualmente intensos.

Na terça-feira, com o Ciclone Extratropical já formado no Atlântico Sul, a frente fria é impulsionada a avançar por todas regiões de SC e por boa parte do PR, elevando o risco de tempestades nos dois estados. Conforme o sistema frontal se desloca para norte e nordeste pelo restante do Sul do Brasil em direção ao Centro-Oeste e Sudeste, o ingresso de uma massa de ar seco e frio pelo interior do continente já traz de volta a várias regiões do RS, condições de melhoria no tempo com o declínio das temperaturas no decorrer do dia, acompanhando a pista de ventos do quadrante sudoeste gerada pela interação da circulação dos ventos da massa de ar frio com o Ciclone Extratropical (gradiente de pressão), o que deve aumentar a sensação de frio. De acordo com as últimas atualizações, episódios localizados de geada não poderiam ser descartados durante a madrugada de quarta (15/09) em algumas áreas do RS, situação que deve ser acompanhada nas próximas atualizações.

Fonte: Sigma Meteorologia
YOUTUBE - VOCÊ É UM INSCRITO?
A Conexão GeoClima possui um canal no YouTube com vídeos todas as segundas, quintas e sábados, às 21h30. É um canal recheado de trilhas, caçadas e explicações. Não perca tempo, inscreva-se no canal, assista os vídeos já publicados clicando em gostei e deixando o seu comentário. Não esqueça de ativar o sininho para não perder nenhum vídeo.
Vamos chegar nos 100 mil inscritos? Contamos com o seu apoio!
O projeto "CAÇADORES DE TEMPESTADES" está saindo do papel, mas sua ajuda é fundamental neste momento. A primeira viagem foi um sucesso e você pode conferir no vídeo acima em detalhes. Em breve todos os detalhes sobre o projeto aqui em nosso site.