Buscar

Satélites SWARM mostram enfraquecimento do Campo Magnético Terrestre

O campo magnético terrestre é de extrema importância para a vida aqui na Terra, pois é graças à ele que ficamos protegidos das partículas de alta energia provenientes do Sol e de raios cósmicos. O campos magnético é gerado pela movimentação do "oceano" de ferro líquido logo abaixo da crosta. Esse movimento de rotação acaba gerando correntes elétricas e, por consequência, um campo magnético. Mas, ao contrário do senso comum, esse campo magnético não é constante e tampouco fixo (vide http://www.esa.int/Applications/Observing_the_Earth/Swarm/Magnetic_north_and_the_elongating_blob).


Observações da constelação de 3 satélites chamados SWARM mostram que a anomalia magnética no Hemisfério Sul vem se intensificando, ou seja, o campo magnético naquela região está ficando mais fraco. A missão SWARM, da Agência Espacial Européia (ESA), tem como objetivo monitorar o campo magnético terrestre, com três satélites em diferentes órbitas polares com altitude entre 450 e 550km.


Concepção artística dos satélites da missão SWARM.

Imagem: ESA


Nos últimos 200 anos, o campo magnético diminuiu 9% na média global, com destaque para a região compreendida entre a América do Sul e África, conhecida como Anomalia do Atlântico Sul.



A Anomalia do Atlântico Sul refere-se a uma área onde nosso campo magnético é mais fraco. Pontos brancos no mapa indicam eventos individuais quando os instrumentos Swarm registraram o impacto da radiação entre abril de 2014 e agosto de 2019.

Há especulações de que esse enfraquecimento seja um sinal da inversão dos polos terrestre, onde o polo norte e sul magnéticos trocam de posição. Essa inversão ocorreu várias vezes durante a história da Terra (aproximadamente a cada 250 mil anos) e essa queda na intensidade e deslocamento para Oeste (20 km por ano) da anomalia no Atlântico Sul se encaixa nos níveis de flutuações esperados.


Fonte: http://www.esa.int/Applications/Observing_the_Earth/Swarm/Swarm_probes_weakening_of_Earth_s_magnetic_field



292 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.