Buscar

RISCO DE COLAPSO NA ESTRUTURA DA BARRAGEM PASSO DO MEIO, EM SÃO FRANCISCO DE PAULA

Com o alto risco de inundação por causa de uma fissura detectada na estrutura da barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, equipes das Defesas Civis estadual e municipal, do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e da empresa Energética Campos de Cima da Serra Ltda estão notificando moradores de comunidade ribeirinhas ao longo do Rio das Antas. Por enquanto, com base nas medidas de evacuação emergencial, pelo menos duas edificações serão interditadas e os moradores serão encaminhados para hotéis ou outras casas na região. As demais edificações os proprietários serão notificados sobre a situação, sendo contraindicada a ocupação, visitação ou permanência nos imóveis situados na zona de impacto direto durante os próximos 20 dias. Essas edificações, que podem ser casas, galpões ou prédios, ficam nos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos e Campestre da Serra.

Em uma operação realizada nesta última quinta-feira (30) com apoio do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, um sítio foi interditado. O local era usado para atividades de lazer. O proprietário não reside ali.

Os riscos são altos? Não. De acordo com o subchefe da Defesa Civil do RS, coronel Rodrigo Dutra, "há três barragens em sequência e a percolação está localizada na barragem mais acima, sendo que, em caso de ruptura total daquele barramento, há mais duas barragens para conter a onda de cheia o que, conforme atesta o empreendedor, traz segurança à operação de evacuação de emergência".

O que é PERCOLAÇÃO?

É uma linguagem técnica bastante usada na área de engenharia utilizado para definir a passagem de água de um lado para outro da barragem por meio de uma fissura.


Fonte: Correio do Povo, Defesa Civil RS, Conexão GeoClima e Google.

1,301 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.