Buscar

Potencial super-Terra encontrada orbitando a estrela Próxima Centauri

A estrela Próxima Centauri é a estrela mais próxima do nosso Sol, distante "apenas" 4.26 anos-luz ou cerca de 4.0303 10¹³ km e com apenas 12% da massa do Sol e raio de 15% do raio do Sol. As primeiras evidências de que Proxima Centauri possuía um planeta apareceram em 2013, mas somente em 2016 esse planeta foi confirmado, o Proxima Centauri b. Esse exo-planeta possui uma massa aproximada de 1.15 massas terrestres e está localizada na Zona Habitável (distância para a estrela onde a água se mantém em estado líquido).




Em Abril de 2019, novas observações revelaram que Próxima Centauri poderia ter um segundo planeta. Observações espectroscópicas e fotometricas mostraram variações que não são compatíveis com uma possível atividade estelar em Próxima Centauri. Usando dados de velocidade radial de mais de 17 anos, os pesquisadores acreditam conseguir confirmar a existência desse novo planeta no Sistema Próxima Centauri.


O método da velocidade radial está baseada na gravidade e no efeito doppler. Assim como a estrela atrai um planeta, o planeta também atrai a estrela. Quando a estrela e o planeta estão alinhados na linha de visada do observador, a gravidade faz com que a estrela mude sua velocidade nessa direção - quando o planeta passa em frente à estrela, essa velocidade aumenta na direção do observador, fazendo com que o espectro observado se desloque para o azul. Quando o planeta passa por trás da estrela a velocidade aumenta na direção oposta ao observador e o espectro se desloca para o vermelho.


De acordo com os modelos, o Proxima Centauri c deve ter uma massa maior ou igual à 5.8 massas terrestres, orbitando à 1.5 Unidades Astronomicas (1 UA = Distância Terra-Sol) e período orbital de 1900 dias terrestres.


Clique aqui para ler o artigo completo .

49 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.