Buscar

Possível tornado atingiu o Oeste do PR na Terça de Carnaval

Na noite do dia 25, um possível tornado atingiu a cidade de Serranópolis do Iguaçu, PR. Após uma tarde de tempestades que atingiram grande parte do sul e sudeste brasileiros, as tempestades ganharam força na noite de ontem, e produziram supercélulas localizadas pelo sul do Brasil. O cisalhamento e a instabilidade eram favoráveis conforme apontavam modelos numéricos para formação de tempestades com rotação nas regiões onde os danos relacionados as tempestades passaram.




Os próprios moradores da região alegaram que o evento foi um tornado, e os danos estão correlacionados a descrição do evento.



Imagens: Divulgação/WhatsApp


Um vídeo que mostra árvores caídas e decepadas pode ser visto em nosso IG https://www.instagram.com/p/B9Cgv6HA1Dp/



Especula-se a probabilidade de uma microexplosão ter atingido os local por conta dos danos, mas é observado danos mais agravantes em determinada linha e danos mais leves ao redor dos locais atingidos significativamente. Esse fenômeno pode ser explicado também pela circulação tornádica que vai além do funil de condensação que provoca estragos mais graves; Por exemplo: Enquanto o funil de condensação do tornado provoca estragos relacionados a ventos de 150 km/h, a circulação tornádica em volta dele pode provocar danos de velocidades de ventos mais baixas!

300 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.