Buscar
  • Bianca Leroiz

Por que só vemos a mesma face da Lua? Entenda!

Atualizado: Set 10

Provavelmente você já deve ter se perguntado do porquê de sempre vermos a mesma face da Lua aqui da Terra. Se a Lua também gira, a lógica seria ver sua outra face. Não é mesmo? Mas por que nunca conseguimos ver o lado oculto da Lua? É muito simples, veja:


Isso acontece por causa da rotação sincronizada. Ou seja, o tempo que a Lua leva para girar em torno do seu próprio eixo (rotação) é igual ao tempo que ela leva para girar ao redor da Terra (translação), então a rotação e a translação permite observar apenas um lado do nosso satélite natural.



Rotação Sincronizada (Imagem: Wikipedia)

Apesar de não ser visível o lado oculto da lua, não significa que ele seja escuro, esse lado também é iluminado pelo Sol. Um exemplo, é a Lua Nova. Nesta fase, o lado oculto do nosso satélite está sendo iluminado pelo Sol e por esse motivo não se vê a Lua a noite. E a face lunar voltada para nós está onde não incide luz solar.


Lembrando que a Lua não emite luz, ou seja, não tem luz própria, o nosso satélite apenas reflete a luz solar.


O lado oculto da Lua. Crédito da Imagem: Universidade Estadual NASA/Goddard/Arizona


O lado oculto da Lua era um mistério até o ano de 1959, até que a nave espacial soviética Luna 3 transmitiu para a Terra as primeiras imagens do lado oculto da Lua. Na antiguidade, eles apelidaram o lado oculto de "Lado escuro da Lua" (the dark side of the moon) porquê se tratava de algo desconhecido.



Imagem feita em Julho de 2015 pela câmera EPIC do satélite DSCOVER, mostra o lado oculto da Lua iluminada pela Sol na frente do planeta Terra. Créditos da Imagem: NASA / NOAA


Um fato curioso, é que Caronte, a lua do planeta anão Plutão também tem sua rotação sincronizada. O que levou alguns astrônomos a classificá-los como um sistema binário na antiguidade.




512 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.