Buscar
  • Bianca Leroiz

COMO SERIA O PÔR DO SOL EM OUTROS MUNDOS?

Você já se perguntou como seria o pôr do sol em Marte? Ou em Vênus? Quem nunca sentiu um pouquinho de curiosidade em saber como seria assistir a esse espetáculo em outros planetas? A NASA criou uma animação que simula o pôr-do-sol nas perspectivas de um observador em quatro locais diferentes e distante um do outro no sistema solar: Vênus, Marte, Urano, TRAPPIST-1e e o maior satélite natural de Saturno Titã, e também recriou como ele seria em três situações diferentes aqui na Terra: com o céu limpo, nublado e névoa.


Aqui na Terra, os espetáculos que testemunhamos são resultado do modo que a luz interage com as moléculas presentes na atmosfera. E é por conta de como a luz se propaga por esse meio que o nosso céu é azul, isso por causa dos comprimentos de onda mais curtos, do espectro visível aos nossos olhos nas tonalidades do azul, dispersam-se facilmente. A composição dos outros planetas são diferentes da nossa e veríamos outras cores.


A simulação foi criada por Geronimo Villanueva, cientista planetário do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. Segundo a NASA, ele desenvolveu as simulações enquanto construía uma ferramenta de modelagem para ser utilizada em uma possível missão futura a Urano. Ele precisou analisar a composição atmosférica de cada planeta e também levar em consideração a intensidade de incidência de luz solar para poder determinar o comportamento da luz em cada um desses mundos.


Na primeira simulação mostra como seria o pôr do Sol visto a partir de um observador na Terra, e de como a luz vai se movimentando à medida que o Sol vai descendo no horizonte. Veja:


Neste segundo vídeo, a simulação é mais completa, considerando um observador a partir da superfície dos planetas, e ainda com direito a uma trilha sonora!



Fonte: NASA

236 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.