Buscar

NASA LANÇA MISSÃO À MARTE NESTA QUINTA-FEIRA (30/07). SAIBA COMO ACOMPANHAR!

Atualizado: Jul 30

Nesta quinta-feira, 30 de julho de 2020, às 08:50 (Horário de Brasília), ocorrerá o lançamento da missão Perseverance, uma das missões mais aguardadas de 2020.


O rover da NASA será lançado à bordo de um foguete Atlas V 541 da ULA, no Space Launch Complex-41 (SLC-41), em Cabo Canaveral, na Flórida. A missão tem como objetivo explorar o planeta vermelho em busca de evidências de vida passada, em um antigo lago que hoje é a Cratera Jezero. O Atlas V é um dos maiores foguetes disponíveis para transferências interplanetárias e foi um foguete do mesmo tipo que levou as missões InSight e Curiosity até Marte.



Ilustração com os instrumentos científicos à bordo do Perseverance. Imagem: NASA



O Perseverance está equipado com instrumentos de alto nível, cerca de 23 câmeras e dois microfones, possui a SUPERCAM que dispara pulsos de laser infravermelho para analisar rochas e determinar suas propriedades químicas com o apoio de câmeras e telescópio. Também é equipado com o MEDA, uma estação meteorológica com sensores de temperatura, radiação, umidade e poeira. O RIMFAX, que é um radar de penetração no solo que permite medições de até 10 metros de profundidade. Conta também com o MOXIE, que se concentrará na produção de oxigênio a partir de dióxido de carbono, a fim de demonstrar a forma como futuros astronautas podem transformar gases da atmosfera marciana em oxigênio para propelentes e respiração . No braço do Perseverance, existem dois instrumentos: o SHERLOC, que é capaz de detectar moléculas de minerais a 5 cm de distância e o PIXL, que usará raios X para identificar a química das menores rochas.



Segundo a NASA, o rover possui um reator nuclear que irá lhe fornecer energia elétrica por cerca de 14 anos. Além do rover, a missão irá levar o Ingenuity uma espécie de drone, que será o primeiro veículo aéreo a ser controlado em outro planeta. Ele levará duas câmeras, uma para navegação e outra para imagens aéreas coloridas de alta resolução. A viagem levará sete meses e, se tudo ocorrer conforme o planejado, chegará ao planeta vermelho no dia 18 de Fevereiro de 2021, iniciando a sua missão. O lançamento pode ser acompanhado através do link abaixo:





Fonte: https://www.nasa.gov/press-release/nasa-to-broadcast-mars-2020-perseverance-

launch-prelaunch-activities

193 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.