Buscar

NOVA ONDA DE CALOR NO SUDESTE, CENTRO-OESTE E NORTE DO PARANÁ.

Um segundo "round" da onda de calor deve ocorrer entre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil entre está próxima segunda-feira e o sábado (05 a 10 de Outubro). A poderosa massa de ar quente e seco deve ganhar ainda mais intensidade, mantendo o calorão com poucas nuvens, umidade baixa e com chance de chuva ou temporal isolado no final da tarde, típico de verão. Para título de curiosidade, a cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, registrou temperatura de 44ºC, sendo uma das maiores temperaturas já registradas numa capital brasileira desde que começou as medições.

Depois de um final de semana com temperaturas mais amenas, a segunda-feira (05) deve começar com o calor predominando. É esperado temperatura entre 38ºC e 44ºC entre São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, sendo o pico do calor na próxima quarta-feira (07/10), onde novos recordes podem ocorrer. Atenção especial para idosos, crianças e moradores e animais de rua.


No decorrer do próximo sábado (10/10), uma nova frente fria deve avançar sobre o Sudeste, diminuindo o calor e dando fim ao período de estiagem.

ATUALIZAÇÃO

Segundo informações da Climatempo, o "último dia 02 de outubro de 2020 foi o mais quente de 2020 na cidade de São Paulo e segunda mais calorenta em quase 80 anos de medições do INMET no Mirante de Santana, na zona norte da capital. A temperatura máxima foi de 37,4ºC, configurando três dias consecutivos de calor extremo, com temperatura em torno dos 37ºC. A média histórica de temperatura máxima para um de outubro na cidade de São Paulo é de 25,9ºC. A marca da última sexta-feira, 2 de outubro, ficou 11,5ºC acima da média."


Não houve quebra de recorde na capital paulista, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A maior temperatura é de 37,8ºC registrado em 17 de outubro de 2014. A temperatura de 37,4ºC é agora a segunda maior temperatura registrada na capital paulista.

5,836 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.