Buscar

O QUE EU PRECISO PARA SER UM CAÇADOR DE TEMPESTADES?

Para ser um "Caçador de Tempestades", é preciso ter em primeiro lugar paciência e cautela. Em segundo é saber interpretar as previsões e as projeções que os modelos meteorológicos estão indicando. Caçar uma tempestade significa dirigir milhares de quilômetros, a qualquer momento, e arriscar muita das vezes a sua própria vida, caso não haja um plano B. É obrigatório um plano B!


Para ser um "Caçador de Tempestades" é preciso ter preparo, saber e entender as tempestades que estão perseguindo. É saber quando as condições são seguras e quando é hora de recuar. É saber que você irá percorrer milhares de quilômetros com o modelo indicando severidade com possível tornado em formação, e simplesmente não registrar nada. Gastar dinheiro, tempo e paciência. Ser um caçador é saber interpretar as previsões que os meteorologistas estão divulgando e as projeções que os modelos meteorológicos estão indicando.


Durante o percurso até a região que vão ficar para interceptar uma tempestade, é preciso se atualizar das condições meteorológicas. Se os modelos projetar que os temporais vão se formar um pouco mais ao sul da onde era previsto, todo o planejamento feito precisa ser revisado. No local onde seria iniciado a observação, os caçadores assistirão a vários elementos. Uma é a rotação no sentido anti-horário das nuvens típicas de uma supercélula, evidência de fortes correntes de ar dentro da tempestade. Outro é uma nuvem chamada "Shelf Cloud", uma nuvem que parece descer da tempestade. Esse tipo de nuvem nem sempre produz tornados, mas é um sinal de que pode acontecer um evento tornádico.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


É neste momento que os caçadores podem ter tempo para procurar um bom lugar para observar o tornado. Idealmente, eles iriam para uma montanha ou ponto mais alto a cerca de cinco quilômetros de distância para obter a melhor visão. Uma vez que um funil se forma e um tornado toca o chão, um dos caçadores seguirá seu movimento observando-o contra um objeto de fundo estacionário. Um tornado pode mudar de direção de repente, mas em geral os caçadores de tempestades se certificarão de que podem se mover perpendicularmente ao seu caminho para fugir se precisaram.


TORNADO - O QUE É? COMO SABER?

Antes de tudo, caçar um tornado é preciso entendê-los. Um tornado é uma massa rodopiante de ar que pode atingir velocidades acima de 300 km/h. É gerado a partir de tempestades severas com energia suficiente e as condições adequadas para iniciar um sua formação. Os tornados podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento, mas tendem a acontecer com mais frequência no final da tarde ou durante a noite, quando as tempestades que varrem a terra pegam energia do calor do dia. Os tornados são mais comumente encontrados na América do Norte (Ohio, Illinois, Missouri, Kansas, Nebraska, Arkansas, Alabama, Oklahoma e Texas), e na América do Sul, tendo como exemplo o Brasil (São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).


Um tornado pode ser acompanhado por alta incidência de descargas elétricas, intensas rajadas de vento, chuva forte e granizo. Todos esses fatores aumentam o risco de um tornado. O tornado em si provoca ferimentos e morte de três maneiras:

  • Pegando pessoas e arremessando-as pelo ar;

  • Esmagando as pessoas sob detritos;

  • Empalando pessoas com objetos lançados pelo ar com força incrível;

Mesmo com inúmeras pesquisas já realizadas, o que sabemos dos tornados é que eleS se formam dentro de supercélulas, enormes nuvens de tempestades que alcançam a estratosfera (uma altitude de 7 a 17 km da superfície). Dentro de uma supercélula, há grandes quantidades de fluxo de ar em uma corrente ascendente. Se o movimento de ar horizontal dentro da supercélula estiver fluindo em direções diferentes (cisalhamento do vento), isso poderia criar um efeito de fiação, conhecido como mesociclone. A corrente ascendente inclina o mesociclone de modo que fique na posição vertical, o que permite que o próprio updraft comece a girar. Toda a energia dentro da tempestade começa a alimentar este funil. Se tocar o chão, pode causar um tremendo estrago e ser chamado de tornado.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


O tornado é medido de forma indireta, ou seja, com base nos danos que ele causou. Certos tipos de danos são bons indicadores da velocidade do vento dentro do tornado. Por exemplo, se um telhado é arrancado de uma casa moderna e bem construída, a velocidade do vento é estimada entre 156 e 206 km/h, uma categoria F3. F0 são tornados mais fracos, enquanto um tornado F5 é um monstro, com ventos que se movem com velocidade acima dos 261 km/h. Não existe F6 ou além - tecnicamente, não há limite superior para a categoria F5, embora os cientistas não achem que é possível que os tornados atinjam velocidade muito superior a 320 km/h.


EQUIPAMENTOS

Os equipamentos usados pelos caçadores de tempestades podem variar de básico a incríveis máquinas e dispositivos de pesquisa.

  • Câmera de vídeo;

  • Câmera digital;

  • Notebook;

  • Rádios;

  • Comida e bebida;


PORQUE CAÇAR UMA TEMPESTADE?

  1. Diversão e emoção: Provavelmente é uma má ideia sair e perseguir tempestades apenas por diversão, mas esses são, definitivamente, fatores determinantes para muitos caçadores. Na verdade, algumas empresas oferecem passeios de perseguição de tempestades. Depois de pagar uma taxa, os "turistas da tempestade" começam a ir em uma perseguição com guias experientes. Isso é definitivamente uma ideia melhor do que perseguir uma tempestade por conta própria.

  2. Lucro: Há algumas pessoas que ganham a vida vendendo imagens que capturam de tempestades. Não há dúvida sobre isso, os tornados são incríveis e as pessoas adoram vê-los, desde que eles não estejam destruindo suas casas.

  3. Pesquisa: A maioria dos caçadores de tempestades coletam dados meteorológicos quando chegam perto de um tornado. Eles podem ter outras motivações, mas no coração de cada caçador de tempestade, é uma curiosidade insaciável sobre essas tempestades imponentes. A compreensão de tornados não apenas satisfaz nossa curiosidade, mas nos ajuda a reagir a tempestades com avisos de tornados melhores e mais precisos. O resultado: mortes por tornados nos EUA diminuíram desde a década de 1960, mesmo com o aumento geral no número de tornados.

  4. Comunidade e amizade: A perseguição da tempestade é como qualquer outro hobby. Caçadores se tornam amigos íntimos. De fato, porque eles trabalham juntos durante algumas experiências muito intensas e eles frequentemente desenvolvem um vínculo muito próximo.


RESUMIDAMENTE

A importância dos Caçadores de Tempestades também se da ao fato da observação de uma previsão em campo, coleta de dados e apoio logístico aos meteorologistas operacionais do Brasil. Assi como já vem sendo feito no decorrer deste ano, os caçadores de tempestades têm uma força tarefa em coletar dados referente as tempestades severas e repassar aos meteorologistas com o intuito de aprimorar e aperfeiçoar a previsão e entender que determinados eventos ocorridos são baseados naquele ambiente previsto e também fazer que a população consiga entender a magnitude de determinados eventos relacionado a tempestades. Os caçadores de tempestades têm desenvolvido um papel importante científico A coleta desses dados que são repassados aos meteorologistas operacionais, cada dado feito pelo caçador têm se tornado ciência, e essa mesma ciência que irá mudar a meteorologia futuramente.


Via WordsSideKick


E ai, gostou desta matéria? Clique no coração e compartilhe.



263 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo