Buscar

O QUE É UM CICLONE EXTRATROPICAL?

Hoje falaremos sobre este assunto que muito pedido pelos nossos seguidores, entretanto, falar de ciclones é algo bastante complexo. Vamos lá?


Um Ciclone se forma a partir de uma onda, chamada Onda de Rossby. Essa onda é composta por uma Crista (alta pressão) e um Cavado (baixa pressão). Esse sistema em latitudes médias se desloca de oeste para leste e situa-se entre 5 mil e 10 mil metros de altitude. Conforme essa onda se desloca, ela provoca alterações nas camadas mais baixas da atmosfera. Esta onda se forma basicamente devido a circulação geral da atmosfera, e são os gradientes de temperatura nas camadas da atmosfera e a vorticidade que provocam esta ondulação. Na região onde fica o Cavado ocorre divergência nos altos níveis da atmosfera e forte advecção de vorticidade. Isso causa o abaixamento da pressão atmosférica em superfície. Quanto mais transporte de vorticidade, mais intensa é a divergência e maior os gradientes de temperatura, o que está diretamente relacionado à intensidade do ciclone.


Ciclone extratropicais são ondas frontais contendo distintas massas de ar em seu interior: massa de ar quente e fria. Nas regiões limítrofes entre estas massa de ar se formam as frentes (Fria, Quente e Oclusa). Estas frentes estão sempre associadas ao ciclone extratropical. A oclusão do ciclone, ocorre basicamente quando a frente fria alcança a frente quente e não há mais os gradientes de temperatura em superfície, ou seja, o sistema fica com temperaturas constantes e não há mais baroclínia - instabilidade baroclínica que também influencia na formação e intensidade do ciclone e indica o quanto verticalmente a atmosfera se inclina devido a advecção de ar frio ou quente na região de ciclogênese.


Aqui no Brasil é comum os ciclones extratropicais, principalmente na região sul do Brasil. A região entre o Uruguai e o RS é uma região de gênese destes sistemas.


Ficou com alguma dúvida e quer saber mais? Recomendamos acessar o site MASTER (clique aqui), onde você irá direto para uma "aula" de Ciclones e Ciclogênese.

309 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.