Buscar

"NUVEM COGUMELO" É REGISTRADA DURANTE MEGAEXPLOSÃO EM BEIRUTE, NO LÍBANO

Uma mega explosão foi registrada na tarde desta terça-feira (04/08) na região portuária de Beirute, capital do Líbano. Em vídeos compartilhados nas redes sociais é possível observar uma coluna de fumaça provocado por um incêndio no depósito de explosivos no porto. Várias pessoas estavam registrando em fotos e vídeos o incêndio, quando uma forte explosão aconteceu, provocando uma "nuvem cogumelo" que se alastrou por quilômetros, sendo sentido em Chipre, uma ilha mediterrânea situada a 180 quilômetros a noroeste de Beirute, onde os moradores relataram ter ouvido as duas grandes explosões em rápida sucessão.


De acordo com o jornal "The Telegraph", a cúpula de segurança geral do Líbano afirmou que a explosão foi causada por chamas em um armazém onde material altamente explosivo estava armazenado - inclusive nitrato de sódio, substância usada para a fabricação de explosivos e fertilizantes. O material havia sido confiscado de um navio há alguns meses. Existe também uma outra possibilidade que pode ter contribuído com a explosão: O composto químico TERMITA, que queima muito mais rápido que a pólvora convencional e é vermelha, conforme visto na fumaça logo depois.


Até o momento, 50 pessoas morreram e 2,750 estão feridas. A situação é grave. Os hospitais estão recebendo dezenas de pessoas atingidas pela explosão, mas segundo o médico do hospital St. Joseph, a menos de 2 km da explosão, "as pessoas que estão sendo trazidas para serem tratadas não puderam ser atendidas porque o hospital tinha sido destruído". "Estão trazendo pessoas, mas não podemos tratá-las. Estão deixando-as fora, na rua, porque o hospital está destruído, o Pronto Socorro foi destruído", disse ele.


Pelo Twitter, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, diz está pronto para ajudar o Líbano da melhor maneira possível. "Nossos pensamentos e orações estão com o grande povo do Líbano. Como sempre, o Irã está totalmente preparado para prestar assistência. Mantenha-se forte, Líbano", Zarif tuitou.

Israel também está oferecendo ajuda e assistência humanitária ao Líbano, segundo informações do ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz. "Israel abordou o Líbano pelos canais diplomáticos e de segurança internacional e ofereceu assistência médica e humanitária ao governo libanês".


E A NUVEM DE COGUMELOS? COMO ELA SE FORMA? VEJA:

A nuvem de cogumelo que foi registrado de diferentes ângulos se forma por causa de uma grande explosão. Estão geralmente associados a explosões nucleares, mas um evento de dimensões semelhantes têm o mesmo efeito. As erupções vulcânicas e as colisões de pequenos corpos como meteoros ou cometas com a Terra pode produzir nuvens de cogumelos naturais. Uma nuvem de cogumelo nuclear é formada quando o calor de uma explosão nuclear aquece o ar e ele torna-se menos denso, subindo e levando consigo poeira e detritos. Em certas vezes podem ser observadas nuvens cogumelos em tempestades, quando ocorre uma elevação de parte da tempestade e o restante fica mais baixo como já observado no Japão e no sul do Brasil.



755 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.