Buscar
  • Bianca Leroiz

NEBULOSAS: O QUE SÃO E COMO SÃO CLASSIFICADAS?

Atualizado: Set 11

Nebulosas são regiões de concentração de gases ionizados (Hidrogênio, Hélio e outros gases) e poeira cósmica, que quando se aproximam formam uma nuvem molecular. Elas tem um papel fundamental na formação de estrelas e sistemas planetários. As nebulosas não possuem um formato padrão, e por esse motivo são diferentes uma das outras.

Veja a seguir a classificação;

Nebulosas Escuras aparecem como manchas negras de formato irregular no céu e ofuscam a luz das estrelas que estão além delas. Elas podem ser vistas quando elas obscurecem parte de uma nebulosa de reflexão ou uma emissão.


Nebulosa Cabeça de Cavalo é uma nebulosa escura na constelação de Orion e está a aproximadamente 1500 anos-luz da Terra. Imagem: Wikipédia


Nebulosas Planetárias recebem esse nome pois quando foram vistas ao telescópio pela primeira vez, elas se pareciam com um planeta. Esse tipo de nebulosa é resultado de estrelas que estão na fase de gigantes vermelhas transitando para uma morte lenta. Não são massivas o suficiente para se tornarem supernovas.


Nebulosa Olho de Gato é uma nebulosa planetária na constelação do Dragão e está aproximadamente a 3.300 anos-luz da Terra. Imagem: J.P. Harrington and K.J. Borkowski (University of Maryland) / NASA.


Nebulosas de Emissão são nuvens de gás com temperatura alta. Os átomos na nuvem são excitados por luz ultravioleta de uma estrela próxima e emitem radiação quando decaem para estados de energia mais baixos.


Nebulosa da Bolha é uma nebulosa de emissão uma nebulosa de emissão localizada na constelação de Cassiopeia a 11 mil anos luz da Terra. Imagem: Wikipédia


Nebulosas de Reflexão são nuvens de poeira que simplesmente refletem a luz de uma estrela ou de estrelas próximas. O gás dessa nebulosa é frio, e seriam vistas como nebulosas escuras se não fosse a fonte de luz próxima. Nebulosas de reflexão e emissão, geralmente, são vistas juntas e são também chamadas de nebulosas difusas.


Messier 78 é uma nebulosa de reflexão na constelação de Orion e está a aproximadamente 1.600 anos-luz da Terra. Imagem: Wikipédia.



COMO AS ESTRELAS SÃO FORMADAS NA NEBULOSA?


Ambas são essenciais umas as outras. Isso porque as estrelas nascem dessas nuvens de gás e poeira, que são as nebulosas. Através da força gravitacional, as moléculas vão sendo atraídas umas pelas outras, ficando muito próximas, o que faz com que a nebulosa contraia-se. Essa contração dos gases causa aumento na temperatura que tende a aumentar mais e mais e quando atinge uma temperatura alta o suficiente começa a emitir luz e então o hidrogênio começa a queimar, oque chamamos de fusão nuclear. Essa sequência da início a uma nova estrela.


As nebulosas nascem de restos de estrelas que se desagregaram. Esse evento acontece quando as estrelas envelhecem, ou seja, está na fase final de sua vida. Algumas delas explodem e emitem sua matéria no espaço, formando uma nova nebulosa. Essa nebulosa, também pode formar novas estrelas.






Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com/nebulosas/


192 visualizações2 comentários
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.