Buscar
  • Bianca Leroiz

LUA AZUL ACONTECE NESTA SEMANA

A "Lua azul" ou "blue Moon" é o nome dado a segunda Lua cheia ocorrida em um mesmo mês. Esse ano Lua azul ocorrerá no sábado (31), a primeira lua cheia ocorreu dia 01 de outubro. Quando 13 Luas cheias ocorrem em um ano em vez de 12, isso significa que você tem uma lua azul. Mas, apesar do nome, ela não será azul. É possível que a lua exiba um brilho azulado devido a condições atmosféricas próprias mas a ocorrência delas não é previsível.


O ciclo lunar tem duração menor que os meses de 30 e 31 dias, então é possível que ocorram duas luas cheias em um mesmo mês. Considerando a duração do ano solar de 365 dias dividido pelo tempo médio dos ciclos lunares de 29,53 dias, ocorrem 12,36 ciclos no ano, ou seja, um ciclo a cada mês. Sendo assim, a sobra dessa divisão é equivale a aproximadamente onze dias, e então acumula-se até que haja um ciclo extra, o que leva a ocorrência de uma lua cheia a mais no ano.



Apesar do nome, a Lua não deve ter a coloração azul como na foto acima.

Imagem: Mistérios do Universo


Em 1883, houve relatos que a lua apareceu no tom azul quando ocorreu a erupção do vulcão Krakatoa. As cinzas do vulcão provocavam a dispersão da luz vermelha, permitindo a passagem apenas dos tons azuis e verdes. Foi dispersada uma quantidade tão grande de cinzas na atmosfera que a coloração persistiu durantes anos. Há relatos também, relacionados a erupções de vulcões como o Monte Santa Helena em 1980, El Chichon em 1983 e o Monte Pinatubo em 1991.


Não espere ver uma lua como na imagem acima, será apenas uma lua cheia. Mas não deixe de observar, a lua em sua fase cheia sempre é encantadora!

1,217 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.