Buscar
  • Conexão GeoClima

Lições Básicas para observação de tempestades

Olá observadores do tempo!

Hoje, queremos trazer a vocês algumas "Lições básicas para observação de tempestades".

Vocês com certeza, assim como nós, apreciam (ou não) uma das forças mais poderosas da natureza, as tempestades; essas magnificas nuvens são capazes de produzir os mais belos espetáculos sob nossos olhos, assim como, muito terror visto por eles, e nada melhor do que você estar preparado para lidar com diversas situações, situações estas, que passamos para registrar esse esplendor nos céus.

Há quem diga que não existem Caçadores de Tempestades no Brasil, e realmente, se tratando de profissão, não temos ninguém renumerado para realizar tal feito, mas, conforme a mídia livre avança, e a troca de informações aumenta, mais se tem registros de pessoas espalhadas pelo país fazendo exatamente isso, caçando tempestades! Temos Grupos como o Tornados no Brasil, Stormaringá, MTWeather, Capincho Cumulus, Conexão GeoClima, e muitos outros. Isso, além de ampliar a gama de registros de tempestades pelo Brasil, incentiva a valorização da área, e possibilita aos profissionais competentes, um maior número de informações daquilo que anda ocorrendo em relação ao tempo em todo o Brasil.

Portanto, aos fascinados em registros do tempo severo, aqui está o primeiro tópico de lições para observação de tempestades.

1 - PREVISÃO





Antes de tudo, deve se ter a noção do que se espera para o dia de observação. Para muitos, sair em busca de uma tempestade é sair em busca de tornados, e nem toda tempestade produz um tornado. Para um observador do tempo, até mesmo um arco-íris pode se considerar um ganho em um dia de observação, mas tenha em mente que a situação atual do país não permite a quem pratica este hobby, sair a busca de nuvens sem chance alguma de tornados.

Para previsão, temos vários órgãos que emitem previsão do tempo, relatórios e avisos meteorológicos, tais como:

-INMET -Google em parceria com INMET -CPTEC

-Metsul

- Epagri-Ciram

- Simepar

Todos estes órgãos são oficiais, e elaboram previsões através de analise de profissionais competentes. É altamente recomendado observar a previsão para sua região através destes sites. Mas há também outras maneiras. Se você entende de modelos numéricos, sondagens e até mesmo estuda na área, pode elaborar uma analise para você, sobre as condições do tempo, em sites como:

- Wxbrasil - University of Wyoming

- INMET COSMO

2 - PLANEJAR A OBSERVAÇÃO


Por causa de falta de previsão correta, muitos observadores nem mesmo conseguem ver uma nuvem no céu. Mas só uma boa previsão não basta, muitos observadores perdem boas tempestades por não planejarem o local correto em que se deve esperar o mal tempo, falta de dinheiro, rotas, equipamentos necessários.


"Me recordo que uma vez, planejei fazer uma interceptação a sudoeste da cidade de Nossa Senhora do Livramento - MT as 14:00, pois o CPTEC emitiu alerta de tempestades com granizo para a região. Mas, as 12:00, a 75 km longe da cidade, se formou uma tempestade linda, com bigorna interessante, e partimos pra lá, esquecendo o objetivo estabelecido. E você já sabe o resultado. Chegando lá, a única coisa que tinha, eram restos de nuvens e um sol castigante de 37º C e já eram 13:50, olhamos para o horizonte, e ele estava sobrecarregado de tempestades na cidade de Livramento".


Google Maps

Esses ocorridos se devem por falta de objetivos determinados, então, se você estabeleceu uma rota, e um local de intercepção, tenha em mente que você precisa resistir aos impulsos, a menos que tudo comprove que onde você está, não é o local correto. Outro fator importante é o relevo. Ao planejar a sua rota, você deve avaliar e optar por utilizar alguns pontos importantes: local de interceptação: rotas alternativas, relevo, estabelecimentos, e abrigos; estes pontos são consideravelmente necessários e importantes de se ter em mente quando se sai a busca de tempestades.


No Brasil, não é muito incomum eventos severos, como granizo e tornados. Se você não quer reformar a lataria de seu carro inteira por causa dos amassados de um granizo gigante, e não quer ficar atolado na lama por causa da estrada alternativa que você precisou pegar, siga isto a risca. Rotas alternativas devem ser o primeiro item do seu planejamento. As rotas alternativas servem para você se livrar da lama, economizar gasolina, e poder parar seu veículo em um local seguro para fazer analises do céu. Nas estradas brasileiras, não é nada recomendado ficar em um acostamento na rodovia, e sua segurança deve ser mais valorizada do que um registro de uma tempestade. Todos os anos temos temporadas de tempestades, supercélulas e tornados, perder uma tempestade pode ser decepcionante, mas sua vida não tem preço; Valorize-se! Para verificar as rotas e o relevo, você pode fazer uso do Street View (recentemente atualizado) nele você tem a possibilidade de saber exatamente o que esperar quando chegar ao local, saber com antecedência como o local se encontra (se existir a varredura da câmera para aquela localização), e planejar bem, onde será seu ponto de observação. Esperar tempestades em locais planos pode ser a melhor coisa que você pode fazer. Pense como é horrível você ver uma base de tempestade baixa e uma montanha ou uma imensidão de arvores esconder o que há nela.



Outro fator muito importante é o dinheiro! E dinheiro de sobra para não ficar empenhado em algum lugar distante. Principalmente em dias turbulentos, várias tempestades, ou até mesmo uma (Supercélula), duram horas, e seria frustante você perder uma supercélula se estruturando por falta de dinheiro para o combustível para acompanha-la durante seu ciclo de vida. E sim, nós sabemos o quão difícil está a situação financeira. Mas se você gosta de tempestades, planeje bem umas férias, durante uma alta temporada, e utilize seu dinheiro fazendo aquilo que você gosta;

Ainda tem os equipamentos. Me lembro que persegui uma supercélula em dezembro de 2013, e não tirei uma foto sequer com minha câmera porque justamente na hora que tirei a primeira foto, a bateria descarregou! Que frustante! Mas isto é falta de planejar com antecedência quais equipamentos vai usar durante sua interceptação, é muito bom ter todos os aparelhos eletrônicos totalmente carregados para não se decepcionar em meio um registro.

Eu particularmente levo:

- 2 Câmeras- Capas de chuva (caso precise descer do carro ou registrar algo)

- Tripé

- Notebook (Com conexão a internet)

- Panos secos (Limpar os equipamentos)

- 2 Celulares (um com suporte filmando dentro do carro, e outro para fora) *Aqui seria bem melhor uma GoPro.

Esta é minha lista de equipamentos, você pode decidir quais levar, mas o importante é estar sempre preparado.

3 - CUIDADOS-


Durante uma perseguição à uma tempestade que você quer observar, não é apenas uma tempestade que pode oferecer o risco à sua vida, e antes mesmo de qualquer magnífico registro, primeiramente cuide de sua vida, porque vários fatores podem acontecer durante uma caçada, lembre-se, sua vida é essencial.

Os perigos apresentados podem ser muitos, tais como:

- Aquaplanagem - Atolamento do carro

- Arvores caídas ou postes

- Granizo prejudicial

Estes são alguns dos riscos aos quais nós devemos ter ciência que podem ocorrer, e isto pode prejudicar você muito gravemente se não tomar as devidas providências para estes cuidados.



Enfim, este é o primeiro guia de observação de tempestades.


Texto de Lucas de Moura

9 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.