Buscar

SEGUNDA TENTATIVA DE LANÇAMENTO DA MISSÃO TRIPULADA DA NASA E SPACEX

Atualizado: Jun 5

Após uma tentativa frustrada de lançamento da Crew Dragon Demo-2 na última quarta-feira (27/05/2020) devido às condições meteorológicas, a SpaceX e a NASA farão uma nova tentativa de lançamento hoje (30/05) às 16h22 (Horário de Brasília). Caso o lançamento tenha que ser adiado novamente, a próxima janela de lançamento se abre amanhã (domingo, 31/05) às 16h00 (Horário de Brasília).



Foguete Falcon 9 e as nuvens de tempestade ao fundo durante a tentativa de lançmento na última quarta-feira (27/05). Foto: SpaceX


Com os sistemas do foguete e cápsulas com o 'OK' necessário para o lançamento, o Controle da Missão aguarda apenas o 'OK' dos meteorologistas. Apesar de os modelos meteorológicos seguirem mostrando melhora no decorrer do dia nas proximidades do Complexo de Lançamentos 39A, no Centro Espacial Kennedy, FL, EUA, as equipes continuam monitorando as condições do tempo em toda a região do Cabo Canaveral.


Alguns critérios meteorológicos críticos são determinados para cada tipo de lançamento. Os critério de lançamento para os foguetes Falcon 9 se encontram no site da NASA (Inglês) e logo abaixo:


Os foguetes Falcon 9 não devem ser lançados se:


  • Os ventos 50 metros acima do nível da plataforma de lançamento excederem 55 km/h;


  • Houverem cisalhamento de vento significativo nos níveis superiores da atmosfera;


  • Forem detectadas descargas atmosféricas (raios) num raio de 18 km nos últimos 30 minutos;


  • A plataforma de lançamento estiver mais de 18 km dentro de uma bigorna de uma Cúmulos-nimbos associada à uma tempestade;


  • Houverem nuvem com trovoadas distantes 3,5 km da plataforma de lançamento;


  • Houverem nuvens com temperaturas congelantes ou que apresentem precipitação moderada;


  • A camada de nuvens for mais espessa que 1,3 km, se estendendo até altitudes de congelamento;


  • Houverem nuvens cúmulus formadas como resultado ou associadas à plumas de fumaça.


Como se pode ver, os critérios meteorológicos que devem ser levados em conta para que o lançamento tenha sucesso são muitos e todas as condições climáticas precisam estar dentro de limites aceitáveis, tanto para o lançamento quanto para a trajetória de vôo da NASA e da SpaceX, para que a tentativa de lançamento seja executada.



Cápsula Crew Dragon acoplada ao topo do foguete Falcon 9. Foto: SpaceX

Para o lançamento de hoje (30/05), o 45º Esquadrão Meteorológico da Força Aérea dos EUA prevê 50% de chance de condições favoráveis ​​no momento do lançamento. As principais preocupações continuam sendo o voo através da precipitação, nuvens de bigorna e nuvens cumulus. Além disso, existem algumas áreas de preocupação com potencial para tempestades com raios e ventos fortes e ondas ao longo da trajetória de voo.


Esperamos que hoje o "GO" seja dado pelos meteorologistas e a Crew Dragon Demo-2 escreva seu capítulo na história da exploração espacial.


Para acompanhar o lançamento recomendamos os canais da NASA e SpaceX no Youtube (em inglês) ou o canal da SpaceToday (em português).

189 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.