Buscar

LANÇAMENTO DO FOGUETE DA SPACEX É ADIADO POR MAU TEMPO


Previsão de tempestades faz a missão Crew Dragon Demo-2 ser adiada para sábado. O adiamento ocorreu faltando apenas 17 minutos para o lançamento.


O mau tempo já dava as caras pela manhã da quarta-feira (27/05/2020), com chuvas ocasionais e muitas nuvens. No decorrer do dia as condições apresentaram leve melhora, porém ainda com registro de muitas nuvens e descargas elétricas nas proximidades do Cabo Canaveral. Mesmo assim, faltando 35 minutos para o lançamento, o controle da missão foi autorizado a dar início ao procedimento de pressurização dos trajes dos astronautas e abastecimento do foguete Falcon-9. Mas, às 17h16 (BRT), faltando 17 minutos para o lançamento, o controle da missão da SpaceX informou o comandante Doug Hurley que a tentativa de lançamento foi abortada.


A próxima janela de lançamento, que é quando se tem as melhores condições de encontro e acoplamento na Estação Espacial Internacional, é no Sábado (30/05) às 16:22:45 (Horário de Brasília). Caso haja um novo adiamento, a próxima janela é no domingo (31/05), às 16:00:07 (Horário de Brasília).


Fotos: NASA


A missão


Desde 2011 os Estados Unidos não lança ao espaço astronautas americanos a bordo de uma cápsula americana desde solo americano. Desde a aposentadoria dos foguetes espaciais em 2011, a Nasa tem desembolsado milhões de dólares à Rússia para que seus astronautas sejam enviados à Estação Espacial Internacional à bordo da espaçonave Soyuz. Reside ai a importância do lançamento da Crew Dragon Demo-2.


Essa seria a segunda vez que a cápsula iria à Estação Espacial Internacional - a primeira vez foi em 02 de Março de 2020, onde a cápsula fez uma viagem orbital de teste sem tripulantes (Crew Dragon Demo-1). Essa cápsula tem capacidade de levar até 7 astronautas ao espaço, mas a pretensão da Nasa é levar até 4 astronautas e ocupar o restante do espaço com suprimentos. Nessa missão de demonstração viajarão apenas dois astronautas: Bob Behnken e Doug Hurley. Ambos são astronautas da Nasa desde 2000 e já foram ao espaço à bordo dos aposentados ônibus espaciais da agência americana. Juntos, Bob e Doug já passaram 60 dias no espaço, acumulando um total de 37 horas de caminhada espacial.


Abaixo vemos um infográfico que detalha os procedimentos da missão.




Imagens infográfico: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52817728

Fonte: https://spaceflightnow.com/2020/05/27/stormy-weather-delays-crew-dragon-launch-to-saturday/

50 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.