Buscar

HALO SOLAR DUPLO VISTO EM VÁRIOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Você saberia dizer o que é o arco que está em volta do sol que muitos registraram na manhã desta quinta-feira (15), principalmente entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul? A Conexão GeoClima explica para você:


O arco visto é volta do sol é conhecido como halo solar. É um dos fenômenos ópticos da atmosfera e pode se formar também ao redor da lua cheia recebendo o nome de halo lunar. Arco-íris, irisação, raio crepuscular são outros exemplos de fenômenos ópticos. O halo solar se parece com arco-íris ao redor do sol. Às vezes o círculo colorido se forma por inteiro, rodeando completamente o disco solar, mas outras vezes pode aparecer só em pedaços. Isto depende um pouco da uniformidade da camada de nuvens altas e de como a luz do sol (da lua) incide na camada de nuvens.

Cristina Fraga Trindade - Formigueiro/RS

A nuvem do tipo alta (entre 6km e 10km de altitude), que permite a formação do halo solar, é chamada de cirrustratus e parece um fino véu esbranquiçado envolvendo completamente o sol ou a lua. Estas nuvens são formadas por pequeninos cristais de gelo com forma de hexágono (seis lados). Quando os raios solares encontram estes cristais, ocorre o fenômeno físico da refração. Os cristais de gelo funcionam como prismas e fazem a separação da luz branca em diversas cores.

Andressa Ilha - Santa Maria/RS

O halo solar (lunar) é um fenômeno que pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar, mas só se forma se as nuvens cirrustratus estiverem presentes no lugar. Se há lua cheia e uma camada de cirrustratus passando, então pode acontecer a formação do halo lunar, mas este é mais difícil de fotografar.

Drieli Silveira - Laguna/SC

Em algumas situações, a presença do halo solar (lunar) pode anteceder um temporal porque é comum surgir muita nebulosidade alta antes da chegada da nuvens carregadas que provocam a chuva forte, com raios e rajadas de vento. Porém, muitas nuvens altas também podem surgir quando ocorre forte divergência de ventos nos níveis mais elevados da atmosfera.

Jeverson Reissener - Caxias do Sul/RS

Em muitas localidades nesta manhã de quinta-feira (15) foi registrado um halo solar DUPLO, conhecido como halo de 22º e arco infralateral, conforme é visto neste vídeo gravado em Santa Maria - RS pelo seguidor Ronei da Rosa:


Queremos agradecer todos os nossos seguidores que enviaram suas imagens e vídeos do halo solar que foi registrado nesta quinta-feira (15).

Fonte: Climatempo e Conexão GeoClima

3,468 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.