Buscar

FURACÃO EM MEIO UMA PANDEMIA - COMO SE PROTEGER, EVACUAR E ABRIGAR

Se preparar contra furacões e outros desastres naturais é algo extremamente estressante. Nessa temporada de furacões 2020 o assunto ficou ainda mais sério, pois diante de uma pandemia, alguns cuidados são especialmente importantes, pois é aconselhável seguir os conselhos dados por profissionais da saúde pública e de resposta a emergências no intuito de se preparar, evacuar e se abrigar com segurança contra tempestades severas enquanto protege a si e a outras pessoas do COVID-19.

Olho do furacão Dorian em agosto de 2019 registrado pela Administração Nacional Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA)


Veja como é feito esse trabalho nos Estados Unidos, por exemplo:


PREPARE-SE PARA A TEMPORADA DE FURACÕES

  1. É extremamente importante reservar mais tempo do que o habitual para preparar alimentos, água e remédios de emergência. Entrega em domicílio é a opção mais segura para a compra de suprimentos para desastres; no entanto, isso pode não ser uma opção para todos. Se a única opção é ir pessoalmente comprar, tome medidas para proteger a sua saúde e de outras pessoas ao executar tarefas essenciais.

  2. Tente se proteger quando estiver preenchendo prescrições limitando as visitas de pessoas à farmácia. Inscreva-se para entrega de pedidos por correio ou ligue com a receita médica com antecedência e use drive-throuch ou coleta na calçada, se disponível.

  3. Preste atenção às orientações locais sobre planos utilizados de evacuações e abrigos, incluindo abrigos para seus animais de estimação.

  4. Ao verificar vizinhos e amigos, siga as recomendações de distanciamento social (mantendo-se a pelo menos um metro e oitenta dos demais) e outras recomendações do CDC para proteger a si e aos outros.

Destruição nas Bahamas após passagem do furacão Dorian


PREPARE-SE PARA EVACUAR

  1. Se você precisar evacuar, prepare um "kit de viagem" com itens pessoais que você não pode presenciar durante uma emergência. Inclua itens que possam ajudar a proteger você e outras pessoas do COVID-19, como álcool gel para as mãos, sabonete em barra ou líquido, toalhetes desinfetantes (se disponíveis) e dois revestimentos de pano para cada pessoa. As máscaras não devem ser usadas por crianças com menos de 2 anos. Elas também não devem ser usadas por pessoas com problemas respiratórios ou inconscientes, incapacitados ou incapazes de remover a máscara sem assistência.

  2. Conheça um local seguro para se abrigar e tenha várias maneiras de receber alertas meteorológicos, como alertas por telefone do Serviço Nacional de Meteorologia, NOAA Weather Rádio ou NWS, alertas do Twitter.

  3. Descubra se o seu abrigo público local está aberto, caso você precise evacuar da sua casa e ir para lá. A localização do seu abrigo pode ser diferente este ano devido à pandemia do COVID-19.

  4. Se você precisar ir a um abrigo contra desastres, siga as recomendações do CDC para permanecer seguro e saudável em um abrigo público para desastres durante a pandemia de COVID-19.

  5. Siga as orientações dos funcionários locais de saúde pública ou de gerenciamento de emergência sobre quando e onde se abrigar.

  6. Faça um plano e prepare um kit de desastre para seus animais de estimação. Descubra se o seu abrigo contra desastres aceita animais de estimação. Normalmente, quando os abrigos acomodam animais de estimação, eles são alojados em uma área separada das pessoas.

  7. Siga as precauções de segurança ao usar o transporte para evacuar. Se você precisar se afastar de sua comunidade para evacuar, siga as precauções de segurança para que os viajantes se protejam e a outras pessoas do COVID-19.

Vídeo do canal "Nós cinco na Flórida" mostra em detalhes a preparação para evacuar e "bater" de frente com o furacão Dorian.


FICAR COM AMIGOS OU FAMÍLIA


Se você vai ficar com amigos ou familiares fora de sua casa para evacuar da tempestade:

  1. Converse com as pessoas com quem planeja ficar sobre como você pode se proteger melhor do COVID-19.

  2. Considere se uma de suas famílias tem alguém com maior risco de desenvolver doenças graves por causa do COVID-19, incluindo adultos mais velhos ou pessoas de qualquer idade que tenham condições médicas subjacentes. Certifique-se de que todos saibam o que podem fazer para mantê-los protegidos do COVID-19.

  3. Siga as ações preventivas diárias, incluindo cobrir tosses e espirros, lavar as mãos com frequência e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Considere tomar precauções extras para pessoas que moram em locais próximos.

  4. Saiba o que fazer se alguém da sua família ou família adoecer de COVID-19. Tome medidas para manter seus animais de estimação seguros.

FIQUE SEGURO APÓS UM FURACÃO


Além de seguir as orientações para manter-se seguro e saudável após um furacão, observe que:

  1. Você deve continuar a executar ações preventivas para proteger a si e a outras pessoas do COVID-19, como lavar as mãos e usar uma cobertura de pano durante a limpeza ou ao voltar para casa.

  2. Pode levar mais tempo do que o normal para restaurar a energia e a água, se estiverem fora do ar. Tome medidas para evitar o envenenamento por monóxido de carbono, se você usar um gerador.

  3. Se você estiver ferido ou doente, entre em contato com o seu médico para obter recomendações de tratamento. Mantenha as feridas limpas para evitar infecções. Lembre-se, acessar o atendimento médico pode ser mais difícil do que o normal durante a pandemia.

  4. Lidar com desastres pode causar estresse e emoções fortes, principalmente durante a pandemia do COVID-19. É natural sentir ansiedade, tristeza e preocupação. Lidar com esses sentimentos é preciso obter ajuda quando necessário para você, sua família e sua comunidade a se recuperarem.

  5. Pessoas com condições de saúde mental preexistentes devem continuar com o tratamento e estar atentas a novos ou agravados sintomas. Informações adicionais podem ser encontradas na Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental.

  6. Após um furacão, não é incomum que ratos, camundongos e outras pragas tentem entrar em sua casa ou prédio. Esteja ciente de que, com os fechamentos de restaurantes e comerciais relacionados ao COVID-19, já há relatos de aumento da atividade de roedores enquanto eles tentam procurar outras fontes de alimentos. Siga as recomendações para manter as pragas fora de sua casa.

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

701 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.