Buscar

NOVA FRENTE FRIA NA REGIÃO SUL DO BRASIL

A sexta-feira (02) deve começar "fervendo" em diversas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O modelo meteorológico ECMWF é o mais agressivo, colocando para às 09h de amanhã, temperatura entre 34 e 37ºC entre o PR, SP, MS, MT e o sul de GO.

Calorão no centro do país e ar mais fresco entre o sul do RS, Uruguai e Argentina.

Muitos municípios da Região Sul do Brasil podem registrar antes do meio-dia temperatura entre 33 e 42ºC, tendo destaque o Planalto, Missões e Serra do RS e boa parte de SC e PR.


Atenção REDOBRADA com crianças, idosos, animais de estimação e de rua.


Como é de praxe, depois do calorão as chances de temporais é inevitável. É exatamente isso que vêm sendo projetado para está próxima sexta e sábado (02 e 03 de outubro), quando uma nova frente fria irá avançar pela região Sul do Brasil, onde não é descartado temporais, podendo ser severo.


O volume de chuva esperado é baixo entre SC e PR, acumulando entre 5 e 20 mm, exceto o Litoral Sul de SC e o Litoral Norte, região metropolitana de Porto Alegre e Central do RS que pode variar entre 20 e 90 mm até 12h de domingo (04). Espera-se também intensas rajadas de vento em boa parte da Região Sul, variando entre 50 a 90 km/h com a passagem da frente fria.

O que diz os órgãos de meteorologia? (é importante juntar todas as informações confiáveis)


A Epagri-Ciram, órgão de meteorologia do Estado de Santa Catarina, segue projetando "sol e algumas nuvens em SC, na manhã. No decorrer da tarde e noite, aumento de nuvens com pancadas isoladas de chuva e trovoadas, especialmente do Planalto ao Litoral. Risco de temporais localizados com ventania e granizo. A temperatura deve ser alta, com máxima de 35ºC a 40ºC no Oeste, Vale do Itajaí e norte do estado. Nas demais regiões, máxima de 25ºC a 30ºC. À noite, a temperatura diminui em boa parte do Estado. O vento será de noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas." No sábado "do Planalto ao Litoral, céu encoberto com chuva, mais persistente no Litoral, devido a circulação marítima. Em direção ao oeste, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas na tarde e noite. A temperatura diminui em todo estado, mais baixa do Planalto ao Litoral e com maior elevação no Oeste e Meio-Oeste. O vento será de sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral (40 a 50 km/h).


Segundo a Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), "a sexta-feira amanhece com tempo estável em todos os setores do Parana. Com o sol predominando desde as primeiras horas do dia, teremos mais um dia com forte aquecimento diurno, com temperaturas ultrapassando os 30ºC em todo o Estado. Porém, entre o período da tarde e à noite, devido ao deslocamento de uma frente fria na altura do litoral gaúcho, há aumento da nebulosidade com possibilidade para chuvas isoladas nas regiões próximas a divisa com Santa Catarina (sudoeste, sul, sudeste e litoral paranaense). Entre sábado e a segunda-feira teremos mudança nas condições do tempo especialmente entre os Campos Gerais, RMC e litoral do Paraná, por conta da mudança na direção dos ventos. Céu fica encoberto no leste, com pouco sol e temperaturas amenas. Chuviscos/chuvas fracas ocorrem em vários momentos. No interior fica mais quente, e no sábado à tarde teremos algumas chuvas localizadas."


Gostou da matéria? Compartilhe.

Seja um apoiador do nosso trabalho e participe de um sorteio dia 12/11.


Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.