Buscar

FRENTE FRIA NO SUL DO BRASIL? CHUVA NO RIO GRANDE DO SUL?

Você que chegou nesta matéria feliz, pedimos calma e leia com atenção, pois a estiagem deve continuar ao longo de toda essa semana com altas temperaturas predominando. Continue bebendo bastante água, se hidrate, não coma alimentos pesados e evite ficar exposto ao sol em determinados horários. Agora vamos ao que interessa...


O modelo meteorológico ECMWF começa a projetar um Sistema Frontal (mais conhecido como Frente Fria) e um Sistema de Baixa Pressão sobre a Argentina entre os dias 16 a 19 de Março. Bastante tempo pela frente ainda, né? Por isso que é chamado de projeção e não precisão. Até o presente momento, é uma Frente Fria de forte intensidade e com alto volume de chuva previsto, podendo chegar e até ultrapassar os 100 milímetros de chuva. Como já falamos anteriormente: CALMAAA! É apenas uma projeção daquilo que pode ou não acontecer, pois as projeções mudam diariamente, e neste caso pode mudar e muito, tanto para retirada total dessa chuva prevista, como o aumento dela, o que é esperado por muitos, diante da intensa estiagem que o Estado gaúcho vem enfrentando ao longo das últimas semanas.


Tá, e quando vai chover na minha cidade?

Essa é a pergunta mais famosa que recebemos todos os dias aqui na Conexão GeoClima. Infelizmente não podemos responder por cidades, mas por regiões (Missões, Campanha, Grande Florianópolis, Litoral Sul, entre outros). Indo com base nas projeções meteorológicas, o volume mais alto de chuva até o momento seria na região Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Caí, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Taquari, Serra, Encosta da Serra e Missões, no Rio Grande do Sul. Nessas regiões citadas o volume de chuva pode variar entre 60 e 100 milímetros. Nas demais áreas (em azul), infelizmente os modelos meteorológicos não projetam pouca ou nenhuma chuva até a última atualização.

E o Paraná e Santa Catarina? Diferente do Estado gaúcho, os demais Estados do Sul vão ter uma boa quantidade de chuva entre os dias 16 a 19 de Março. No Paraná, o maior volume de chuva segue sendo projetado entre o Sudoeste, Oeste, Litoral e Região Central do Estado, variando entre 40 e 70 milímetros de chuva. Sobre Santa Catarina, não será diferente. O Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul do Estado catarinense é as regiões com maior volume de chuva projetado até o momento, variando entre 60 e 80 milímetros, porém tem chance de chuva em todas as regiões.

782 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.