Buscar

FORMAÇÃO DE CICLONE PODE CAUSAR CHUVA VOLUMOSA E TEMPORAIS ENTRE O RS E URUGUAI NA PRÓXIMA SEMANA

Essa semana ainda não terminou mas os olhares já se voltam para as condições do tempo da próxima. Depois de uma jornada marcada por chuva persistente e volumosa e que causou transtornos em áreas de Santa Catarina e do Paraná, na próxima semana, um sistema de baixa pressão atmosférica associada a formação de um Ciclone Extratropical deve se aprofundar entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, mais precisamente entre o final de terça (26/01) e o início da quinta-feira (28/01). Associado a intensificação do centro de baixa pressão, uma nova frente fria deve se formar, mas rapidamente deve se deslocar para o Oceano Atlântico, acompanhando o posterior afastamento do Ciclone.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Alguns modelos, não todos sugerem esse cenário, mas na análise da Sigma Meteorologia, apesar da existência de divergência de intensidade, as áreas de divisa e próximas a ela entre o RS e o Uruguai e em alguns trechos com a Argentina, incluindo a Fronteira do RS com o Uruguai, Campanha, Metade Sul e Fronteira Oeste (RS) e departamentos do norte, noroeste e nordeste (UY) devem ser as que receberão os maiores volumes de chuva, em alguns pontos em curto período de tempo e estarão mais propensas a ter episódios pontuais de temporais com vento forte e até granizo. Apesar disso, as instabilidades associadas a formação da frente fria devem avançar pelo Sul do Brasil, podendo causar novos temporais pontuais nas demais áreas do RS, SC e PR entre quarta e quinta-feira.


A intensificação do transporte de ar quente e úmido para a região associado ao Jato de Baixos Níveis (JBN) e o ambiente atmosférico muito instável com a presença de perturbações como cavados em níveis superiores devem contribuir para a formação das áreas de instabilidade. A Sigma Meteorologia seguirá acompanhando a situação de perto e deve lançar ao longo dos próximos dias, novas atualizações em seus canais de comunicação.


DOMINGO E INÍCIO DA PRÓXIMA SEMANA


A massa de ar quente segue proporcionando uma jornada de muito calor no Uruguai com marcas a tarde entre 32°C e 35°C na maioria das áreas. Em áreas do sul, sudoeste e do oeste do país, no entanto, faz ainda mais calor, com marcas entre 36°C e 38°C ou ligeiramente superior neste domingo e principalmente entre segunda e terça-feira. No Sul do Brasil, faz mais calor em áreas do oeste, sul e centro do RS, incluindo Porto Alegre e Grande Porto Alegre, com temperaturas na maioria dessas áreas entre 33°C e 35°C, embora alguns pontos possam registrar temperaturas entre 35°C e 37°C ou ligeiramente superior no período. Nas demais áreas, em função da maior cobertura de nuvens e das chuvas, as temperaturas ficam mais amenas. No período, o prolongamento de um sistema de baixa pressão atmosférica em superfície (cavado) do interior do continente em direção ao Sul do Brasil, somado ao calor em superfície, devem contribuir para a formação de nuvens de chuva e temporais isolados de verão na grande maioria das áreas, preferencialmente entre o início da tarde e o começo da noite, especialmente entre o centro/norte do RS, SC e o PR. Em alguns desses pontos, a chuva tende a ser inclusive volumosa (veja os mapas). No Uruguai, a condição para chuvas e tormentas de verão é maior na terça-feira.


Previsão elaborada pelo meteorologista Fernando Rafael da Sigma Meteorologia.



4,378 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo