Buscar

UMA EXTINÇÃO EM MASSA HÁ 360 MILHÕES DE ANOS ACONTECEU POR CAUSA DE UM COLAPSO NA CAMADA DE OZÔNIO

A 360 milhões de anos atrás um aquecimento em nosso planeta derrubou a camada de ozônio, resultando em uma das maiores extinções em massa da história da Terra.


Atualmente, um aquecimento repentino e rápido vem aumentando a temperatura média da Terra após uma forte era glacial. Esse aumento de temperatura trouxe substâncias químicas naturais capazes de destruir o ozônio para as camadas superiores da atmosfera. O ozônio estratosférico é um gás que nos protege da radiação ultravioleta emitida pelo Sol. Quando é destruída, a radiação ultravioleta prejudicial do Sol atinge a superfície da Terra, sendo extremamente perigosa. Uma pesquisa da Universidade de Southampton publicada na Science Advances mostra que altos níveis de radiação ultravioleta eliminaram a vida terrestre e marinha em águas rasas. Algumas plantas sobreviveram a essa extinção em massa, mas muitas foram extintas. Tubarões e peixes ósseos sobrevivem até hoje. Essa extinção também marcou a evolução dos primeiros tetrápodes que eram peixes que evoluíram para ter membros em vez de barbatanas e que viviam na água. Devido a esse fenômeno, eles foram para a vida terrestre.


Os pesquisadores acreditam que as estimativas atuais sugerem que atingiremos temperaturas globais semelhantes às de 360 milhões de anos atrás, aumentando a possibilidade de algo semelhante acontecer com a camada de ozônio, arriscando a vida do planeta. As extinções em massa são um fenômeno conhecido, mas é a primeira vez que uma delas é atribuída a uma diminuição na camada de ozônio. Alguns são bem conhecidos, como o que matou dinossauros há 66 milhões de anos devido ao impacto de um meteorito na Terra. Outras extinções em massa foram, por exemplo, a Grande Morte do Permiano, 252 milhões de anos atrás, produzida por enormes erupções vulcânicas em escala continental que desestabilizaram o equilíbrio atmosférico e oceânico do planeta.

184 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.