Buscar

ECLIPSE SOLAR TOTAL NO CONE SUL DA AMÉRICA DO SUL

Atualizado: há 3 dias

Um eclipse solar total ocorrerá dia 14 de Dezembro de 2020 sobre o Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e maior parte do Brasil e nos oceanos adjacentes. A sua totalidade, onde o dia vira noite, será numa estreita faixa entre o Chile e a Argentina.

Esquema animado mostrando as áreas atingidas pelo eclipse

Este eclipse solar total ocorrerá em grande parte do Chile e da Argentina como um eclipse parcial, apenas uma faixa estreita de cerca de 100 km de largura terá o eclipse total. Esta zona é deslocada pela superfície da Terra pela rotação da mesma e sempre de oeste a leste, formando uma faixa de total escuridão. Esta faixa é chamada de Umbra. Em ambos os lados, e em uma área de milhares de quilômetros de largura, os observadores vão falar sobre um eclipse parcial e para as pessoas que estão ainda mais longe, o sol vai brilhar como todos os dias.


ONDE O ECLIPSE IRÁ DURAR MAIS TEMPO?

Com aproximadamente 2 minutos e 10 segundos, a região central do deserto da Patagônia, na Argentina, é o local onde o eclipse terá maior duração. O eclipse será visto de maneira total em uma faixa que percorre, de oeste para leste, a zona central das províncias de Neuquén e Rio Negro: nas localidades cordilheiranas de Aluminé e Junín de los Andes; no centro da província de Neuquén em Las Coloradas e Piedra del Áquila; na linha sul da província de Río Negro em El Cuy, Sierra Colorada e Valcheta; e na costa atlântica de Río Negro em San Antonio, Las Grutas e El Cóndor.


OBSERVAÇÃO: Caso ocorra da forma que estamos planejando, e isso vai depender das condições meteorológicas, iremos se deslocar para o Mirante do Alto da Boa Vista, em Rancho Queimado-SC para transmitir ao vivo o eclipse solar total. Infelizmente não temos condições de adquirir uma câmera profissional, diante disto, usaremos um celular para transmitir da melhor forma possível.


Seja um apoiador, sua ajuda é muito importante para pagar os custos operacionais e adquirir novos equipamentos que vão agregar nas informações que levamos para nossos seguidores.





3,462 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.