Buscar

Eclipse lunar que acontece nesta sexta-feira é o mais longo em quase 600 anos

Nesta sexta-feira (19) acontece o Eclipse Lunar mais longo dos últimos 600 anos. O evento terá 3h40m de duração, começando às 2h da madrugada e se acabando com a Lua se pondo pouco depois das 5h40.


O que é um eclipse lunar?


Resumidamente, um eclipse é quando um objeto “atrapalha” momentaneamente a luz vinda de sua estrela, no nosso caso, o Sol. No eclipse solar, a Lua bloqueia a luz do nosso Sol enquanto passa à frente da estrela a partir do nosso ponto de vista. No eclipse lunar, é a Terra que passa entre o Sol e a Lua, gerando uma sombra nela.


Durante um eclipse lunar, a Lua, o Sol e a Terra se alinham brevemente, de modo que o nosso planeta bloqueia essa luz . Uma fração de raios solares passará pela nossa atmosfera e alcançará a Lua. No processo, as ondas de luz são esticadas, por isso parecem vermelhas.



Como observar?


A má notícia é que para nós, brasileiros, perderemos a segunda metade desse período, porque a Lua estará muito abaixo no horizonte. Porém, ainda sim teremos mais de 2 horas para apreciar o fenômeno.


As regiões em cinza claro no mapa são onde o eclipse será visível do início ao fim. As áreas em cinza intermediário são onde o eclipse poderá ser visto no nascer ou no "pôr" da Lua. Já as regiões em cinza escuro não verão o eclipse (Imagem: Reprodução/Fred Espenak/EarthSky)


Em São Paulo, o eclipse começa às 3h da madrugada de sexta-feira (19), acabando pouco depois das 5h. Já em Manaus, o evento terá 3h40m de duração, começando às 2h da madrugada e acabando com a Lua se pondo pouco depois das 5h40. Quanto mais ao oeste do país você estiver, mais tempo terá de eclipse. Vale lembrar, que a observação também depende do das condições climáticas.


O céu dia 19 às 3h, em São Paulo. (Imagem: Reprodução/Bianca Leroiz/Stellarium)


Como já mencionado, teremos que contar com a ajuda do clima, que talvez, prejudicará o evento em algumas cidades do país. De acordo com as previsões meteorológicas atuais, em São Paulo e São Luiz do Maranhão existem previsões de chuva, já em Salvador, pode contar com o céu nublado.


Caso o clima da sua cidade não te ajude, o The Virtual Telescope Project fará uma transmissão ao vivo do evento, basta clicar aqui no dia do eclipse e acompanhar o evento.




Fonte: NASA, Olhar Digital, Canaltech

1,256 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo