Buscar
  • Bianca Leroiz

DESASTRE ECOLÓGICO NA RÚSSIA PROVOCA MORTE EM MASSA DE ANIMAIS MARINHOS

Na costa da remota península de Kamchatka, no leste da Rússia, focas, polvos e ouriços-do-mar foram encontrados mortos na praia de Khalatyr, local turístico conhecido pela prática de surf, e também na baía de Avacha, no Pacífico. A ONG internacional Greenpeace descreveu como um “desastre ecológico”.

De acordo com a NBC, a comunidade já havia sinalizado problemas há três semanas, alegando que tinham sensação de queimação nos olhos, febres, fortes dores de cabeça, dor de garganta, sensação de perda de visão após sair da água e o forte cheiro da água com um tom amarelado.

O diretor da Snowave, uma das principais escolas de Surf da península, Anton Morozov divulgou que frequentadores da praia sofreram queimaduras nos olhos devido a qualidade da água.

"Precisamos entender o que acontecerá com a nossa saúde e com a saúde dos animais", disse Morozov.

Análises feitas na água detectaram quatro vezes mais derivados de petróleo e 2,5 vezes mais de fenol (componente natural encontrado no carvão mineral). A equipe do Greenpeace explicou que as causas da contaminação ainda não foram identificadas. As autoridades não informaram nenhum acidente industrial ou incomum. Neste fim de semana, o governador de Kamchatka, Vladimir Solodov, visitou a região e ameaçou demitir os que ocultaram a gravidade da situação e prometeu divulgar novas análises nos próximos dias com amostras do local. Duas versões foram discutidas, sendo elas o recente treinamento militar em Kamchatka, causando a catástrofe ecológica. A outra é o vazamento de derivados de petróleo e fenol de navios que passam pelo Golfo de Avacha.




O Greenpeace disse que mantém contato com os responsáveis para pedir uma investigação imediata da contaminação. Anton, divulgou no seu Instagram (@snowave_kamchatka) imagens com a seguinte frase: “O que seria isso? Fenômeno natural ou atividade humana? Qual o dano no ambiente e na saúde? O tempo trabalha contra nós.”



Fonte: The Siberian Times

1,389 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.