Buscar
  • Bianca Leroiz

CONHEÇA A STEPHENSON 2-18, A ESTRELA QUE SUPEROU A UY SCUTI

Se você acha que a maior estrela já conhecida no universo é a UY Scuti ou, talvez, a VY Canis Majoris, você esta enganado! A maior estrela do universo conhecida agora é Stephenson 2-18. Uma estrela que é 2158 vezes maior que o Sol.


A estrela é uma supergigante vermelha que está localizada na constelação de Scutum a 18.900 anos-lus de nós, dentro do enorme aglomerado aberto Stephenson 2, onde 25 outras supergigantes vermelhas fazem parte dele. Tem uma temperatura de 3.200 K (2926,85 ºC)


Campo estelar denso ao redor da estrela supergigante vermelha St2-18 (estrela mais brilhante na imagem), conforme visto no levantamento astronômico 2MASS . A foto foi publicada em 2003. Crédito : Université de Strasbourg / CNRS



Como muitas pessoas ainda acham que a UY Scuti é a maior estrela do universo, vamos falar resumidamente dessa estrela. Ela é uma estrela supergigante vermelha e variável pulsante, localizada a aproximadamente 5 100 anos-luz da Terra na constelação de Scutum, e seu raio médio com o valor de 1708 raios solares.


Stephenson 2-18 em comparação com UY Scuti

imagem: Wikimedia Commons / THE COLOSSAL GALAXY NOMEADO IC1101 (CC BY-SA 4.0)



UY Scuti foi designado BD-12 5055 por um grupo de astrônomos alemães no Observatório de Bonn, que foram os primeiros a catalogar a estrela em 1860, enquanto conduzia uma pesquisa para o catálogo de estrelas astrométricas de Bonner Durchmusterung (BD). A segunda pesquisa mostrou uma ligeira mudança no brilho da estrela e a estrela recebeu posteriormente a designação de estrela variável UY Scuti, como a 38ª estrela variável encontrada em Scutum. UY Scuti tem um período de pulsação de cerca de 740 dias.


Agora vamos comparar a Uy Scuti e VY Canis Majoris


Uma comparação precisa mostrando as supergigantes vermelhas UY Scuti e VY Canis Majoris, imagem: Wikimedia Commons / Faren29 (CC BY-SA 4.0)


VY Canis Majoris é uma estrela hipergigante vermelha localizada na constelação de Canis Major. É uma das maiores estrelas conhecidas, com um raio de aproximadamente 1 420 raios solares. A UY Scuti era a maior estrela conhecida, porém a VY Canis Majoris ainda é a principal escolha dos astrônomos por conta da variação no brilho e da margem de erro de 192 raios solares da UY Scuti.


Stephenson 2-18 ocupa uma área de 1,8 'do céu, mas não é visível a olho nu. O aglomerado não pode ser detectado na luz visível porque está fortemente obscurecido pela poeira, mas pode ser visto na luz infravermelha. Encontra-se na região do céu entre Alpha e Beta Scuti.


Localização de Stephenson 2, imagem: Wikisky



Stephenson 2-18 é até agora considerada a maior estrela conhecida do universo e do tipo espectral M6.



Crédito do vídeo: Cosmoknowledge






Fonte: Star-Facts

970 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.