Buscar

O COMETA NEOWISE PODERÁ SER VISTO NO BRASIL

Antes de falar os dias previstos para essa oportunidade ÚNICA, primeiro é importante conhecer o cometa Neowise.


O cometa C/2020 F3 (NEOWISE) foi descoberto no final de março pelo telescópio da NASA, o Explorador de Infravermelho de Largo Campo de Objetos Próximos à Terra. No início de junho, com sua longa cauda e núcleo altamente condensado, o cometa entrou em nosso campo de visão em luz visível. De acordo com pesquisadores, o cometa possui um núcleo com aproximadamente 5 km, formado principalmente por gelo e rochas remanescentes da formação do nosso Sitema Solar a 4,6 bilhões de anos atrás, afirmou Joseph Masiero, responsável principal pela sonda NEOWISE, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, EUA.


O cometa é visível atualmente no Hemisfério Norte em uma distância de cem milhões de quilômetros da Terra. O brilho visível é gerado pelos gases e partículas em volta do cometa enquanto iluminado pelo Sol.

Como dito anteriormente, o cometa começou a ser visto no início de junho, mas especificamente no dia 03, pois estava mais próximo ao sol, o periélio, e recomeça a sua longa órbita em direção às áreas externas do sistema solar.

COMO VER O COMETA NO BRASIL?


No dia 22 de julho o cometa NEOWISE estará mais próximo do hemisfério sul, podendo ser visível a partir do dia 20 nos estados mais ao norte do país. Depois desta data poderá ser observado em localidades mais ao sul e depois do dia 26, em todo o país.

Cometa NEOWISE em São Paulo no dia 25 de julho. Crédito: stellarium.org/Olhar Digital

No mês de agosto o cometa começa a sair do nosso campo de visão e não poderá ser visto por sete milênios.

1,083 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.