Buscar

CIRCULAÇÃO MARÍTIMA ESTÁ DE VOLTA!

A partir desta noite de terça-feira (11/02) os ventos viram para leste desde a camada mais baixa da atmosfera até cerca de 1500 metros de altitude, trazendo umidade do oceano para a costa catarinense. Situação parecida com a semana passada, porém com intensidade bem menor. Deve durar até a próxima quinta-feira (13).


Apesar dos acumulados de chuva previstos serem inferiores, algo em torno de 50 à 60 mm para esta quarta-feira (12), o solo ainda está bem saturado em vários pontos do Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí. Nessas regiões, choveu mais de 300 mm entre os dias 04 e 08 deste mês. Qualquer chuva adicional pode provocar novos deslizamentos de terra.


Atenta-se também que como nosso relevo é muito acidentado, pontualmente pode-se ter acumulados mais altos que 60 mm, a exemplo de Garuva na semana passada, onde a chuva total ficou bem acima do que teve a região, acumulando mais de 600 mm.

É muito importante a observação do terreno para se proteger de um deslizamento de terra. Os principais indícios de que o solo está para ter movimento são:


  1. inclinação de postes e árvores

  2. lama descendo junto com a chuva

  3. rachaduras em muros e paredes

  4. ruídos graves no chão


Saia de casa imediatamente, avise seus vizinhos e em caso de emergência ligue para a defesa civil de seu município através do telefone 199.



644 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.