Buscar

O QUE É UM CIRCUITO ELÉTRICO GLOBAL?

O circuito elétrico global é um modelo que tenta descrever a geração de corrente elétrica na baixa atmosfera e na ionosfera. Neste modelo, a nossa atmosfera atua como um grande capacitor esférico, ou seja, tem a capacidade de armazenar cargas elétricas e é carregado até uma diferença de potencial de 250 mil Volts.

Para manter toda essa voltagem é necessário gerar corrente constantemente, quem gera essa corrente são as tempestades ao redor do planeta. É sabido que a cada segundo ocorrem 1000 relâmpagos e que cada um gera 1 Ampère, onde estes levam cargas negativas para a Terra e cargas positivas para a ionosfera, criando uma corrente elétrica global.


continua depois da publicidade

A corrente elétrica encontra uma resistência de carregamento ao subir pela a atmosfera na ordem de 10^5-10^6 ohms e ao descer encontra uma resistência de descarregamento na ordem de 10^2 ohms, além disso há uma resistência criada pelas próprias nuvens.


Apesar de explicar muitos fenômenos relacionados a eletricidade da atmosfera, é um modelo com limitações e que necessita ser aperfeiçoado.


Texto e ilustração por Lucas Orfei da Aurora.

Seja um apoiador do canal deles: https://www.padrim.com.br/aurora

Redes Sociais: https://instagram.com/aurora.ufabc/

39 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.