Buscar

CICLONE SUBTROPICAL NA PRÓXIMA SEMANA?

Antes de mais nada: Não, ele não deve chegar no Sul do Brasil!


Bom, agora vamos as análises. Na última rodada de previsões (00h UTC), a maioria dos modelos meteorológicos concorda com a formação de um ciclone subtropical na costa do estado do Espírito Santo, entre a próxima segunda e terça-feira (26 e 27).

De acordo com as simulações, o sistema se deslocaria de norte para sul, sem atingir a costa. No entanto, devido a proximidade com o Espírito Santo e Rio de Janeiro, o ciclone subtropical traria volumes altos de chuva pra esses estados. Na questão de rajadas de vento, elas se limitariam ao oceano, com valores acima de 70 km/h.

Nos próximos 7 dias, a variável de precipitação acumulada do modelo ICON projeta até 200-250 milímetros no Litoral do Espirito Santo, onde não é descartado deslizamentos de terra e alagamentos. A formação do Ciclone Subtropical em conjunto com a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) irá contribuir para o alto volume de chuva.

Mas por que ele é subtropical?

Ciclones subtropicais são centros de baixa pressão atmosférica, onde o vento circula no sentido horário no hemisfério sul. A diferença dele para os demais ciclones é que possui um centro quente nos níveis baixos da troposfera e frio entre a média e alta troposfera. Por isso também é chamado de ciclone híbrido.


Fonte: Paulo Hames

1,448 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.