Buscar

CHUVA VOLUMOSA E TEMPORAIS ISOLADOS

O tempo volta a ficar instável neste final de semana depois de uma sexta-feira (25) com o sol predominando em grande parte da região Sul do Brasil, com exceção do Paraná onde áreas de instabilidades se formaram no decorrer da tarde e noite.


"Vídeo gravado por @tania.maletz direto de Marechal Cândido Rondon - PR"

De acordo com a Sigma Meteorologia, o aprofundamento de um cavado invertido, a configuração de um intenso transporte de ar quente e úmido de origem tropical associado ao Jato de Baixos Níveis (JBN) e a formação de uma frente quente, deve favorecer a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical, associadas a temporais com chuva forte a volumosa acompanhada de muitos raios, além de ocasional precipitação de granizo e de maneira mais localizada, fortes rajadas de vento.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


As instabilidades, que devem se formar em áreas do centro/norte e noroeste gaúcho, associadas a frente quente, devem se deslocar no período em direção à Metade Sul do RS, incluindo áreas da Campanha, sudoeste do estado e Serra do Sudeste, onde haverá chuvas e temperaturas baixas durante a tarde de sábado, em função da interação da instabilidade com a entrada de ar polar pelo Uruguai. O sistema de baixa pressão (cavado) que deve se deslocar do Paraguai e Argentina para o RS ao longo do sábado, deve alcançar o Oceano Atlântico na costa gaúcha no final do dia, dando origem posteriormente a um novo Ciclone Extratropical.


Esse ciclone deve contribuir para que o sistema frontal, inicialmente quente, ganhe avanço latitudinal, voltando a avançar para o norte do RS, SC e PR, como frente fria. Desta forma, a partir da noite de sábado e ao longo do domingo, a chuva que até então deve se concentrar entre o centro e o sul gaúcho, deve atingir áreas do norte do RS, SC e o setor sul, sudoeste e oeste do PR. A condição maior é para chuva de fraca a moderada intensidade acompanhada de trovoadas, mas em alguns pontos, não descarta-se condição para temporais isolados com vento forte e granizo. À medida que o sistema avança para as demais áreas do Sul do Brasil no decorrer do domingo, o tempo volta a melhorar de forma gradativa em áreas do RS, com a aproximação de uma nova massa de ar frio e seco que traz rápido declínio das temperaturas, com sensação de muito frio, inclusive à tarde".


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Na segunda-feira, a frente fria ainda deve provocar chuvas em áreas de Santa Catarina e do Paraná. No RS, a atuação de um sistema de alta pressão, associada a uma massa de polar, garante tempo firme e temperaturas muito baixas, inclusive com marcas negativas em áreas da Campanha.

Acumulado médio de chuva (mm) projetado para esse sábado (26/06) projetado pelo Multi-Models.
Acumulado médio de chuva (mm) projetado para esse domingo (27/06).
Acumulado médio de chuva (mm) projetado para essa segunda-feira (28/06).
Sequência de imagens do modelo WRF mostra a projeção de temperaturas entre a manhã de sábado e de segunda-feira no Sul do Brasil. O intervalo entre as imagens é de 1h.

Siga a Sigma Meteorologia, parceira da Conexão GeoClima

4,815 visualizações0 comentário