
Chuva de Meteoros no Feriado de Tiradentes
Nesse feriado de Tiradentes (22/04) ocorre o máximo da chuva de meteoros Líridas, sendo essa a mais antiga Chuva de Meteoros, que é datada de 687 a.C. pelos Chineses. Sua atividade ocorre entre os dias 14 e 30 de Abril, com a taxa horária máxima de meteoros ocorrendo na madrugada de 22 de Abril. Especialistas estimam que a chuva dos Líridas deve exibir em torno de 15 a 20 meteoros por hora.
Os meteoros são resultado dos fragmentos do cometa de longo período C/1861 G1 (Thatcher), que leva cerca de 415 anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol - passando pelas vizinhanças da Terra por meados de 2283.

Os cometas são corpos que possuem gelo de água e outros voláteis em sua composição, além de silicatos (que formam as rochas). Quando se aproximam do Sol, esses voláteis acabam sublimando e lançando jatos de gases e rochas, formando uma cauda de detritos. São esses detritos que entram na atmosfera da Terra quando cruzamos o caminho em que o cometa passou.
A chuva de meteoros Líridas tem seu radiante próximo à constelação de Lira, apesar de estar de fato na constelação de Hércules. Para localizar a constelação, basta olhar para Nordeste e, por volta das 0h50 nascerá uma estrela razoavelmente brilhante - Vega. O radiante da chuva de meteoros estará logo acima.

Apesar de haver uma posição do radiante de uma chuva de meteoros, os meteoros podem ser observados por TODO o céu. O termo radiante indica que os meteoros parecem estar vindo sempre dessa região, e não necessariamente apareceram nessa região do céu. Portanto, podem ser vistos meteoros dessa chuva antes mesmo de o radiante nascer no céu.