Buscar

CHUVA DE METEOROS PODERÁ SER VISTA DE TODO O BRASIL ESSA SEMANA

O céu fica mais bonito todo ano entre os dias 17 de Julho e 24 de Agosto, que é quando uma das maiores e melhores chuvas de meteoros do ano ocorre.




Essa chuva de meteoros é associada aos detritos deixados pela passagem do cometa Swift-Tuttle, que possui período orbital de 133 anos, com seu último periélio (ponto da órbita mais próximo ao Sol) acontecendo em 1992. Esse fenômeno ocorre quando a órbita do planeta Terra cruza com o caminho de detritos deixados pelo cometa quando esse cruzou o Sistema Solar interior.


Como observar?


Como dito anteriormente, a chuva ocorre entre os dias 14 de Julho e 24 de Agosto, mas é na madrugada do dia 11 pra o dia 12 de agosto que uma quantidade maior de meteoros poderá ser observada. Considerada a maior chuva de meteoros, espera-se mais de 200 meteoros entrando na atmosfera a cada hora no Hemisfperio Norte e até 80 meteros por hora no Hemisfério Sul.



O horário recomendado para iniciar as observações será as 02h30 da madrugada, quando a constelação de Perseu estará nascendo. O espetáculo dura até o amanhecer, que é quando o radiante atinge seu ápice, ou seja, o melhor momento para observar. A constelação de Perseu estará ao lado esquerdo da Lua, ao Norte. É lá que os meteoros vão surgir. Para otimizar e aumentar as chances de observar vários "bólidos", é aconselhável se dirigir à lugares distantes de grandes centros, para fugir da poluição luminosa. A ambientação com a escuridão leva em torno de 40 minutos, portanto, se for necessário o uso de lanternas, cubra-á com celofane vermelho (para preservar a sua "visão noturna").


Não deixe de olhar para o céu e apreciar esse espetáculo!

Boas observações!


560 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.