Buscar

Betelgeuse está novamente perdendo seu brilho

Em Outubro de 2019, astrônomos profissionais e amadores observaram uma queda significativa no brilho da nona estrela mais brilhante do nosso céu - a estrela Betelgeuse, em Órion. Essa estrela é do tipo Gigante Vermelha e é imensa - se colocada no lugar do nosso Sol, sua borda estaria na órbita de Júpiter. Estrelas desse tipo apresentam variações em seu brilho em um período bem determinado devido à sua expansão e contração (pulsação), que no caso de Betelgeuse é de 425 dias. O que intrigou os astrônomos foi a queda de brilho fora do comum ocorrida nesse ultimo ano. Recentemente, com observações do Telescópio Espacial Hubble, os astronomos tiverem a certeza da motivação dessa variação atípica. A perca de brilho foi devido à uma expulsão colossal de material da superfície que, a medida que foi esfriando ao se afastar da estrela, formou uma nuvem densa que bloqueou aproximadamente 25% da luz da estrela.

Ilustração mostra como teria sido essa ejeção de material e como essa nuvem de gás mais frio estaria bloqueando a luz da estrela. Imagem: NASA, ESA, E. WHEATLEY (STSCI)



Esperava-se que o brilho da estrela voltasse a aumentar conforme essa nuvem de gás se dissipasse, porém observações do STEREO (Missão de observação Solar da NASA) mostram que o seu brilho continuou a diminuir. Entre Maio e Julho, a queda foi de aproximadamente meia magnitude. Considerando o ciclo conhecido dessa estrela, que é de 425 dias, o seu menor brilho deveria ocorrer apenas em Abril de 2021, mas ao que parece as variações complexas de sua luminosidade ainda não são bem conhecidas.



Betelgeuse como vista pelo STEREO. (NASA/STEREO/HI)



Conforme se desloca para o céu noturno, teremos mais uma vez a chance de observar Betelgeuse em diversos comprimentos de onda usando telescópios em todo o mundo e, quem sabe, essa variação em seu brilho incoerente com o seu ciclo de pulsação seja explicado.


Fonte: http://www.astronomerstelegram.org/?read=13901

317 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.