Buscar

ASTEROIDE POTENCIALMENTE PERIGOSO E PREPARADO COM MÁSCARA?

A rocha espacial, também conhecida como (52768) 1998 OR2, teve sua aproximação prevista para às 10h06 (horário de Brasília) desta quarta-feira (29), quando estaria a apenas 6,3 milhões de Km distância - cerca de 16 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Mesmo o asteroide sendo classificado como um objeto potencialmente perigoso (PHO), os cientistas tranquilizam dizendo que não representará um perigo para o planeta.

Todo asteroide que represente um perigo imediato para a Terra, é classificado como PHO (Potentially Hazardous Object, Objeto Potencialmente Perigoso em português). Eles são definidos assim quando a órbita do asteroide com no mínimo 35 metros aproxima da Terra a uma distância mínima de 0,05 Unidades Astronômicas (7,5 Milhões de km ou 19,5x a distância Terra-Lua).


A Dra. Anne Virkki, chefe do radar planetário no Observatório Arecibo em Porto Rico, que acompanha a rocha de 1.3 km de raio, disse que entender mais sobre esses objetos ajudaria a "melhorar as tecnologias de mitigação de riscos e impactos".


Atualmente, não há PHOs conhecidos que representem um perigo imediato para a Terra.


Ontem, por volta das 11h56min SAST (06h56 da manhã no Horário de Brasília), o asteroide 1998 OR2 foi registrado a uma distância de 6,3 milhões de quilômetros; 16 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Este é um dos maiores asteroides potencialmente perigosos que se sabe até o momento.


O vídeo foi gravado ontem à noite por Willie Koort.


1,136 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.