Buscar

ALTO VOLUME DE CHUVA PREVISTO ENTRE AMANHÃ E QUARTA-FEIRA NO SUL DO BRASIL

Um cenário preocupante segue se desenhando sobre o Sul do Brasil, tendo maior destaque o Oeste de SC e Noroeste do RS entre essa próxima terça e quarta-feira.


O alto volume de chuva projetado pelos modelos meteorológicos é provocado por um sistema de baixão pressão sobre o Paraguai que deve ser responsável pelas primeiras áreas de chuva já nesta noite de segunda-feira (24) sobre o sudoeste do PR, oeste de SC e noroeste do RS. No decorrer da madrugada e manhã de terça-feira (25), o tempo deve ficar instável sobre uma maior área, pegando boa parte do Estado gaúcho e catarinense, incluindo o Estado paranaense em estado de atenção, principalmente a região sudoeste e oeste. Isso deve acontecer por causa do avanço de uma nova Frente Fria (Sistema Frontal) de forte intensidade, provocando temporais/tempestades sobre diferentes regiões, mas a maior preocupação por parte da nossa equipe, é o alto volume que deve ultrapassar os 130 milímetros de chuva em menos de 48 horas. Vale lembrar que em vários casos, o volume projetado para dois dias pode ocorrer em uma única pancada de chuva que tem duração média de 1 hora. Por isso é importante ficar atento aos alertas emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina que é enviado via SMS ou por sua Fanpage.

O modelo ECMWF segue projetando em apenas 3 horas (noite de terça e madrugada de quarta), um total de 80 mm de chuva entre o Oeste/Meio Oeste de SC e Noroeste/Norte do RS. No início da manhã, o modelo segue mantendo o cenário preocupante, onde pode chover até 60-70 mm em menos de 3 horas sobre a Grande Florianópolis.

Com o alto volume previsto, podendo cair em poucas horas, é alta a chance de enxurradas, deslizamentos de terra e alagamentos urbanos devido a deficiência de drenagem.



1,734 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.