Buscar

ALERTA | TEMPORAIS ENTRE A ARGENTINA E URUGUAI ANTECEDE INSTABILIDADE NO SUL DO PAÍS

Atualizado: Mar 26


Há elevado risco para temporais em trechos da Fronteira com o Uruguai e Extremo Sul gaúcho a partir do final da tarde e noite desta quinta-feira. Na sexta e no sábado, condição para temporais segue pelo Sul do país.


A quinta-feira já é marcada por muita instabilidade em algumas regiões da Argentina e do Uruguai, inclusive com chuva forte a volumosa, além de temporais pontuais. A propagação de cavados na alta e média troposfera pela Cordilheira dos Andes e que como consequência, contribui para a intensificação do ambiente de menor pressão atmosférica em superfície, bem como a intensificação do transporte de ar quente e úmido de origem tropical para as médias latitudes são alguns dos fatores que colaboram para a desestabilização da atmosfera no decorrer do período nessa região. Da tarde para noite desta quinta-feira, instabilidades localizadas devem se formar entre o RS e o sul do PR com condição para temporais. Essas instabilidades, no entanto, devem alcançar uma área limitada de municípios, ou seja, apenas pontos de algumas regiões.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Ao final desta quinta-feira, no entanto, áreas de instabilidade associadas a presença de um Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM) devem alcançar áreas de Fronteira do RS com o Uruguai e extremo sul gaúcho. Esse conglomerado de nuvens de maior desenvolvimento vertical associada a nuvens de tempestade podem provocar chuva forte acompanhada de muitos raios, vendavais localizados e potencialmente severos e eventual precipitação de granizo em trechos da região.

Projeção de refletividade do modelo regional WRF entre a tarde desta quinta-feira e o próximo sábado.

Ao longo da sexta-feira (26/03), a formação de uma nova frente fria na costa sudeste do RS, deve favorecer com que as áreas de instabilidade se espalham por todas as regiões do RS, com condições favoráveis à ocorrência de novos episódios localizados de chuva localmente forte acompanhada de trovoadas, intensas rajadas de vento e granizo, especialmente a partir da tarde. Na Grande Porto Alegre, Vales Serra, haverá ambiente favorável a ocorrência de tempestades e o forte aquecimento projetado (superior aos 31/33°C) por alguns modelos no início da tarde nesta região, caso se confirme, pode potencializar a formação desses temporais. Em trechos do interior do PR, especialmente sul e sudoeste e do interior de SC também haverá condição para episódios pontuais de chuva acompanhadas de trovoadas, sem descartar temporais.

CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE

No próximo final de semana, especialmente entre sábado e a tarde de domingo, o aprofundamento de um novo sistema de baixa pressão atmosférica e posterior formação de um novo sistema frontal frio (frente fria) deve reforçar as áreas de instabilidade e de chuva em diferentes regiões do Sul do Brasil e Uruguai. Haverá condição para chuvas pontualmente fortes a volumosas e acompanhadas de trovoadas com nova condição para temporais, alguns potencialmente severos de maneira localizada em pontos dessas regiões. No sábado, a condição para temporais seria maior. No início da próxima semana, ainda haveria condição para temporais isolados entre SC e o PR. No período, algumas regiões, especialmente do RS e Uruguai podem registrar altos acumulados pluviométricos, até mesmo superior aos 100/130 mm (observe o mapa de acumulado médio abaixo). O avanço de uma nova massa de ar frio traria queda de temperatura a partir do sudoeste do RS no amanhecer de domingo e para as outras áreas do Sul do Brasil de maneira gradativa nos dias posteriores.


Destacamos que a formação dessa frente fria no domingo e a incursão de ar frio nos dias posteriores, deve marcar oficialmente a chegada do padrão outonal, já que as temperaturas na próxima semana serão mais amenas e lembrarão muito a “cara” da nova estação.

Previsão média de 95 membros de previsão do tempo para chuva acumulada (mm) entre essa quinta-feira e a noite da próxima segunda-feira (29/03). Eventos pontuais de instabilidade como temporais, podem acarretar em volumes consideravelmente maiores de maneira localizada do que a média indicada pelas projeções.

Previsão do tempo elaborada pela equipe da Sigma Meteorologia.

Foto de capa: Fablício Rodrigues


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP



360 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2021.

Todos os direitos reservados.