Buscar

SUPER TUFÃO GONI - FILIPINAS EM ALERTA

Em apenas 24 horas, o Super Tufão Goni se transformou de um ciclone comum no Pacífico na tempestade mais intensa de 2020. O Super Tufão se desloca em linha reta para as Filipinas, chegando no próximo domingo (01/11). O salto de força ocorreu sobre águas com 1 a 1,5ºC mais quentes do que o normal.

A imagem de satélite meteorológico é possível ver um olho bem definido e uma simetria quase perfeita, característica dos ciclones tropicais mais intensos. De acordo com o Joint Typhoon Warning Center, Goni é "um sistema compacto, mas muito poderoso".


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Espera-se que Goni faça landfall por volta das 20h00 (horário local) sobre o centro de Luzon, a nordeste de Manila, capital das Filipinas. Goni, segundo JTWC, deve passar por um ciclo de substituição da parede do olho no qual as tempestades mais intensas em torno de seu centro se reorganizem. Embora esse processo geralmente diminua os ventos de pico de uma tempestade, geralmente resulta em uma tempestade maior.

É esperado chuvas intensas na noite deste sábado (31) com risco de inundações e deslizamentos de terra. Caso o Super Tufão Goni não perca intensidade, dezenas de milhares de pessoas devem se abrigar em centros de evacuação do governo, segundo informou a The Inquirer, um jornal em inglês das Filipinas.


Fonte: The Washington Post, The Weather Channel e JTWC.

378 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.