Buscar

TEMPO INSTÁVEL A CAMINHO DO SUL DO BRASIL RISCO DE TEMPESTADES

A semana começou quente e abafada na região Sul do Brasil. O município de São Vicente do Sul-RS registrou 40,3ºC na tarde da última terça-feira (24). Infelizmente, como de costume e já de conhecimento de todos, o calor antecipa os fortes temporais que são previstos pelos modelos meteorológicos. Será uma sequência de dias com tempo instável com grande atividade elétrica, chuva (podendo ser volumosa em alguns locais em um curto espaço de tempo), ventania, queda de granizo (podendo acumular) e não se descartando de forma extremamente isolada, algum evento mais significativo e com danos econômicos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Falando das próximas 48 horas, teremos nesta quarta-feira (25) a aproximação de uma frente fria pelo litoral do Rio Grande do Sul, associada a um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica), muito pronunciado na camada média da atmosfera, o que facilita o levantamento do ar, especialmente no Sul do Rio Grande do Sul (amarelo na figura abaixo), onde também o cisalhamento alto do vento (diferença com a altura) ira manter ativa por mais tempo as nuvens de tempestade, gerando maior severidade, porém de forma esparsa.


Não está descartado problemas econômicos decorrentes dos estragos das tempestades, especialmente na área amarela.


Nas demais áreas do RS e de SC, tempestades não severas devem se formar isoladamente devido o calor e a presença do cavado, sendo que em Santa Catarina a tendência desse tempo é mais para a quinta-feira (25).


Conforme é possível visualizar no GIF abaixo, as instabilidades irão avançar pelo Estado gaúcho. De início, somente o RS e SC terão uma "melhora" com a chuva que é muito bem vinda para vários agricultores que precisam. O PR começa a ter as primeiras pancadas isoladas de chuva na próxima sexta-feira (27), onde não é descartado de forma isolada tempo severo.


Criar esse material leva tempo e dedicação. Leia com atenção e compartilhe com seus amigos e familiares, nos grupos de WhatsApp e outros meios de comunicação. É muito importante!

1,215 visualizações0 comentário
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.