Buscar
  • Bianca Leroiz

Rover Perseveranse extrai dióxido de carbono e produz oxigênio em Marte

Gerar oxigênio a partir de uma substância já presente em Marte é uma enorme conquista para a ciência. Ao seu 60° dia no planeta vermelho, o rover Perseveranse produziu oxigênio a partir da fina camada atmosférica do planeta, que é rica em dióxido de carbono (CO2).


O instrumento responsável por essa conquista foi o Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment (MOXIE), que, cumpre apenas a função de demonstração tecnológica.


O feito pode ajudar missões futuras a produzir oxigênio localmente para alimentar foguetes que são usados no retorno de Marte à Terra. A substância também será utilizada para fornecer ar respirável aos astronautas que se aventurarem no planeta vermelho. Ao todo, nesse primeiro experimento, foram produzidas 5 gramas de oxigênio — o que é equivalente a uma reserva de ar de 10 minutos para um astronauta.


O gráfico de produção de oxigênio do rover. (Créditos: NASA)


Segundo Jim Reuter, administrador associado do STMD, esse é o primeiro passo crítico na conversão de dióxido de carbono em oxigênio: “o MOXIE tem mais trabalho a fazer, mas os resultados desta demonstração de tecnologia são promissores à medida que avançamos em direção ao nosso objetivo de um dia ver humanos em Marte”, acrescenta.


Entretanto, gerar oxigênio em Marte é um processo delicado. Na verdade, o que o rover faz é coletar o dióxido de carbono (CO2) que existe em na atmosfera do planeta vermelho, separando os elementos a partir de processos químicos e que usam eletricidade. E como resultado o oxigênio é armazenado e o monóxido de carbono (CO) restante é devolvido para Marte.


O esperado é que o rover produza oxigênio mais nove vezes ao longo de um ano marciano (equivalem a dois anos terrestres). A atmosfera de Marte é composta por 96% de dióxido de carbono, o que facilita muito para o rover.


Fonte: NASA, Canaltech, TecMundo




32 visualizações0 comentário
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros