Buscar
  • Bianca Leroiz

NASA divulga registro de uma erupção vulcânica noturna na Islândia

No último dia 19, o vulcão Fagradalsfjall, localizado na Islândia, entrou em erupção formando um rio de lava visível a mais de 30 km de distância e a atividade foi observada a partir do espaço, pela sonda Operational Land Imager (OLI), da NASA, com seu sensor Landsat 8.


A imagem é artificialmente colorida e foi obtida dia 22 e foi produzida por Joshua Stevens, visualizador de dados da agência, com base em dados de ondas curtas e infravermelho capturados às 22:25 p.m. (horário local) de 22 de março, três dias após o início da erupção. A imagem é composta pela combinação dos dados das ondas curtas e infravermelho próximo do sensor Landsat 8. Através do infravermelho a lava tornou-se “brilhante”.



As nuvens acima do vulcão são iluminadas pela alta temperatura da lava observadas no infravermelho (Imagem: Reprodução/NASA Earth Observatory/Joshua Stevens/USGS)


A Planet Labs também fotografou o vulcão do espaço, com um dos seus "SkySats".

A imagem à esquerda mostra como seria vista por nossos olhos, e à direita uma versão no espectro infravermelho e colorizada, que deixa o caminho formado pelo “rio” de lava claramente visível.


Já Bjorn Steinbekk colocou sobre o rio de lava seu drone e o resultado é simplesmente incrível, veja:



Em comunicado oficial, a NASA informou que o vulcão apresenta pouco risco para a população próxima, como a capital da Islândia, Reykjavik.


Fonte: Earth Observatory, Canaltech

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo